28 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Programa de Desenvolvimento Associativo da Fiems ganha portal na Internet

16 JAN 2008 - 15h03min
assessoria de comunicação

 


Lançado em outubro do ano passado durante o 2º Encontro Nacional da Indústria, em Brasília (DF), o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), que tem como objetivo contribuir para a estruturação de um ambiente sistêmico e integrado de representação sindical da indústria, já conta com um portal na Internet desde dezembro do ano passado.


O endereço eletrônico do portal do Desenvolvimento Associativo é www.sindicatosms.com.br, sendo que o PDA se baseia na interação entre empresas industriais, sindicatos, federações e Confederação para a defesa de posições que visam à construção de um ambiente favorável ao setor produtivo e ao desenvolvimento sustentável do país. A proposta é consolidar um modelo sistêmico de atuação baseado em três eixos: alinhamento estratégico, defesa de interesses e desenvolvimento associativo.


Além do lançamento do portal, já estão em desenvolvimento no Estado algumas ações do PDA, como a entrega da nova folheteria, em fevereiro, aos 20 sindicatos associados à Fiems para fortalecimento da imagem e, em março, será realizado um curso de qualificação para os dirigentes de sindicatos patronais. Para Bergson Amarilla, superintendente do IEL/MS e responsável pela implantação do PDA na Fiems, "as ações previstas pelo PDA - modernização dos sindicatos com capacitação, infra-estrutura, redes de serviços, entre outras - têm por finalidade melhorar alguns fatores de forma a permitir que o Sistema CNI opere de forma integrada em relação a esses eixos".


Bergson ressalta que hoje é importante ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos e das federações do Sistema já que a tendência é que o Simples Nacional (Supersimples) diminua ainda mais a base de arrecadação da contribuição compulsória ao permitir o enquadramento de mais empresas como micro ou pequenas. Durante o 2º Enai foi definida uma série de ações do PDA como lançamento de um edital de apoio financeiro às Federações que visa apoiar financeiramente projetos de federações de indústria que tenham como objetivo promover o fortalecimento dos sindicatos, atrair empresas para a base sindical da indústria e aumentar a capacidade de auto-sustentação dos sindicatos.


Fortalecimento
Uma segunda ação tem como objetivo sistematizar e documentar os trabalhos desenvolvidos pelas federações para fortalecer os sindicatos. Bergson ressalta que também já está em desenvolvimento o mapeamento sindical que permitirá um melhor conhecimento sobre a base sindical e empresarial possibilitando ações mais focadas e precisas para os diferentes tipos e estruturas de sindicatos.


Ainda durante o Encontro de Brasília, as Federações receberam um "Pacote de Serviços" divididos em duas partes: a modernização sindical que se divide em quatro linhas - capacitação, marketing, infra-estrutura de Tecnologias de Informação de Comunicação (TICs) e ações para a sustentabilidade.


A outra parte trata do fortalecimento das empresas, melhorando a sua competitividade e a qualidade da sua atuação como base em serviços ofertados a partir dos sindicatos. "A proposta é ampliar a oferta de serviços para a indústria, desenvolvendo ações relacionadas a novos serviços e à divulgação dos serviços oferecidos pelo Sistema Indústria", conclui Bergson.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após divulgar notas de falecimento na cidade, dona Vicentina gravou a divulgação da própria morte

2
Geral

Aquidauana amanhece sem serviços de telefonia móvel da claro

3
Policial

PRF apreende cerca de R$ 3 milhões escondidos com passageiro de ônibus em MS

4
Anastácio

Anastácio registra morte de idosa de 70 anos por coronavírus

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,64m
Miranda
7,46m
Paraguai
1,26cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção nas empresas: o que o compliance tem a ofer...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Cacimba de Pedras

Acesso por Miranda ou Taunay, - Aquidauana/MS (67) 3382-1555 / 998 www.cacimbadepedras.com.br
Pousadas

Pousada das Amoras - Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco

Rod. MS 419, KM 95, Zona rural - CX Postal nº 39 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3245-0134/ 3245 www.pousadadasamoras.com.br
Farmácias e Drogarias

Drogaria Guanandy

Manoel Antonio Paes de Barros, 1332 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Fale com a redação