A partir de segunda-feira, 5, a Prova Brasil será aplicada em todo o paÃs. Os estudantes da quarta e da oitava séries do ensino fundamental da rede pública urbana terão de fazer o exame. Estão liberados apenas os estudantes de estabelecimentos de ensino com menos de 20
alunos.
Todas as secretarias estaduais e municipais de educação do paÃs já aderiram à prova. "A participação é voluntária. Entretanto, o comprometimento dos participantes é fundamental para a qualidade dos resultados apurados", explica o diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Amaury Gremaud.
O Ministério da Educação usa a nota da Prova Brasil para fazer o diagnóstico da educação no paÃs. "A partir das informações da prova, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas para o aprimoramento da qualidade da educação", ressalta Gremaud.
O resultado da Prova Brasil também é utilizado para o cálculo do Ãndice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Na escola estadual Maria Raimunda Balbino, de Rio Branco, por exemplo, a nota do Ideb já é maior do que a média nacional. A nota da escola acreana é de 5,0, quando a média nacional é de 3,8, numa escala que vai de zero a dez.
Para a diretora da escola, Rosenilda PacÃfico, a prova que começa na
segunda-feira é uma oportunidade de superar as metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). "Já temos um desempenho melhor do que a média nacional e vamos manter essa atuação", garante.