30 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Covid-19

Recém-nascido tratado no Hospital Regional vence a Covid-19

Ficou cerca de 15 dias internada e se curou

9 AGO 2020 - 11h53min
Portal do Governo de MS

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência no tratamento da Covid-19, recebeu um recém-nascido no último dia 21 de julho regulado do Hospital Universitário, com fortes suspeitas de Covid-19 e que obteve a cura da doença. Segundo relatos da mãe, o bebê teve contato domiciliar com parentes e amigos com sintomas gripais. A criança, em seguida, teve febre alta e obstrução nasal, o que a levou a procurar o hospital. Com isso, foi admitida no HRMS no dia 21 de julho e fez o teste no mesmo dia.

No dia 24 saiu o resultado positivo para a Covid-19. Desde então, a criança, que hoje tem 1 mês e quatro dias de vida, esteve internada no CTI por 14 dias, considerando que deu entrada no dia 23 no CTI Pediátrico com insuficiência respiratória grave. Nesta quarta-feira (05), o pediatra Toufic Baruki Neto deu alta do CTI à criança, que já se encontra na enfermaria pediátrica acompanhada pela mãe.

“Ela (a criança) respondeu muito bem ao protocolo médico dado as infecções e inflamações ocasionadas em decorrência da Covid-19, mas nos primeiros dias nos deixou bem preocupados”, relata a médica pediatra e neonatologista do HRMS, Tatiana dos Santos Russi, que ressaltou a vontade da criança de sobreviver e os esforços da equipe multidisciplinar do CTI Pediátrico.

Para a diretora-presidente do Hospital Regional de MS, Rosana Leite de Melo, é um alento em meio à pandemia o renascimento de uma criança que, com menos de um mês de vida, se vê doente por uma patologia traiçoeira e totalmente nova para a medicina. O boletim médico do HRMS, referente ao dia 05, mostra que haviam três crianças com fortes suspeitas de covid-19 e duas internadas com o novo coronavírus, o que reforça o apelo: “Fiquem em casa, protejam seus filhos e sua família”.

A criança vai seguir todo o protocolo e vai manter o isolamento por mais sete dias. A mãe foi orientada a manter atualizada a carteirinha de vacinação da criança.

A equipe médica multidisciplinar do CTI Pediátrico é composta pelos médicos: Dr Toufic Baruki Neto, Dra Priscilla Costa, Dra Tatiana Russi, Dra Silvia Yonamine, Dr Rômulo Kuroda, Dr Alecsander de Alexandre, Dra Ana Carolina Cordera, Dra. Paola Mari. Fisioterapeutas: Elisângela Xavier, Joice Siqueira Borges, Denise Perez, Gabriela Amaral. Enfermeiras: Rosineia Jesus Araújo, Ana Carolina Rodrigues Leite, Mirian Placencio, Kassia Cristina Soares. Técnicas de enfermagem: Leidiane Grasielle, Regiane Vilalba, Rosangela Escobar, Lucineia dos Reis, Francislaine de Oliveira, Francis Laranjeira, Vanusa Ferreira, Gisele Urias, Gleyce Message, Mikelle Barbosa, Lucimeire de Oliveira. Residentes de Medicina Intensiva Pediatrica: Kristyn Back de Arruda e Laiza Rodrigues.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Com calorão de 43ºC, córregos viram ponto turístico em Aquidauana

2
Aquidauana

Caso pastora: Ex-marido é condenado a 19 anos de prisão pelo assassinato da pastora Cida

3
Policial

Moto invade preferencial e causa acidente na avenida Pantaneta

4
Policial

Barraco na Caixa: Cobrança de dívida termina com homem tentando atropelar a cunhada

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min25 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min25 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,93m
Miranda
1,87m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: COLETIVO DE...

Valdemir Gomes

Numa...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"HOJE ESTÁ UM DIA..."

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Bom Clima

Marechal Mallet, 1050 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2634
Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Auto Posto

Posto Jato

Av. Dr.Sabino, 161 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2354 / 324
Ver Mais
Fale com a redação