23 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Agro

Safra 2021/2022: Mapa publica zoneamento agrícola da soja para Mato Grosso do Sul

14 MAI 2021 - 16h33min
Governo MS

Foram publicadas no Diário Oficial da União de quarta-feira (12) as portarias de nº 110 a 125 com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2021/2022, para o cultivo da soja. Entre as unidades da Federação contempladas está Mato Grosso do Sul, na portaria nº 113.

Delivery Amorim_02

Conforme explica o Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar do Estado, Rogério Beretta, no documento são indicados os tipos de solos aptos ao cultivo da soja, que em Mato Grosso do Sul são os tipos: 1, 2 e 3 e, a partir dessa informação é também indicado o período de semeadura para cada grupo de cultivares, separados por município.

Beretta destaca ainda o detalhamento dos níveis de risco, que o documento traz, dentro do período de semeadura, divididos em três possibilidades: 20%, 30% e 40%. “Aqui fica ainda mais evidente a importância do Zarc para o Estado. É muito amplo, completo e considera todos os cultivares usados na agricultura hoje, tanto da iniciativa privada quanto dos órgãos oficiais. Esses dados possibilitam a redução dos riscos, trazendo importantes indicativos para empresas financiadoras e empresa seguradoras, visando oferecer segurança para quem investe no plantio da soja”. Completou.

O Superintendente lembrou ainda que no estudo a Embrapa deixa clara a importância da adoção de boas práticas agropecuárias para o plantio da soja, e estabelece a necessidade de que sejam obedecidos os critérios para controle da ferrugem asiática no Estado.

Também foram contemplados neste estudo, os Estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

SOJA
A soja se adapta melhor a temperaturas do ar entre 20ºC e 30ºC. A temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento está em torno de 30ºC. A faixa de temperatura do solo adequada para semeadura varia de 20ºC a 30ºC, sendo 25ºC a temperatura ideal para uma emergência rápida e uniforme.

ZARC

O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.

O modelo agrometeorológico considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude).

Complementarmente, no zoneamento da soja, também é considerado o risco fitossanitário causado pela ferrugem asiática da soja, pois o Zarc leva em conta as recomendações de instituições de pesquisa e órgãos estaduais sobre medidas de manejo que incluem o período de vazio sanitário e o calendário de plantio.

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.

Aplicativo Plantio Certo

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do Governo Federal.

O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS e Android.

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Servidor usava bucha camuflada para filmar colegas em banheiro e colocar em site pornô em MS

2
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

3
Aquidauana

Juiz que atuou em Aquidauana se torna réu pela 2ª vez

4
Policial

Jovem é preso por fornecer bebida alcoólica a adolescente

Informe Publicitário

Informe

Concorra R$ 5 mil em prêmios no Atlântico Supermercados!

Previsão do Tempo

min16 max34

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min16 max34

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco HSBC

Rua Estevão Alves Corrêa, 539 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1496 www.hsbc.com.br
Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Pesqueiros

Rancho do Pedrialli - Piraputanga

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3257-1007 www.ranchopedrialli.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo