X
Transplante

Santa Casa da capital realizou primeiro transplante de órgãos em 2021 

A paciente receptora entrou na fila de espera e em menos de 24 horas recebeu o novo órgão

Momento do Transplante / Santa Casa de Campo de Grande

Aconteceu neste sábado (30) na Santa Casa de Campo Grande o primeiro transplante de órgãos do ano no hospital.

De acordo com informações, a paciente doadora deu entrada no hospital por conta de Acidente Vascular Encefálico (AVE), após ficar internada por duas semanas a mulher acabou tendo morta cerebral. Após o ocorridos os familiares foram acionados e autorizaram a doação de órgãos.

Rapidamente a equipe de captação fez a coleta de órgãos dos pacientes, como coração, fígado, rins e córnea, que servirão para salvar vidas de pacientes.

O coração foi doado a uma paciente que estava aguardando o órgão após o antigo atingir capacidade inferior de funcionamento, ela estava internada desde dezembro e havia entrado na fila de transplantes em menos de 24 horas após o recebimento do órgão, o que chamou atenção da equipe médica, “Nunca vi um caso assim. Acho que isso nunca mais vai acontecer. Nós a registramos na Central de Transplantes e, em menos de 24 horas, chegou a ligação de que havia um coração compatível. E estamos com o doador aqui, no mesmo hospital”, contou a médica cardiologista Dra. Carolina Figueroa de Brito, responsável pelo tratamento da paciente

Os outros órgãos como o fígado foi encaminhado para Brasília, um dos rins ficou em Campo Grande para um paciente da região, já o outro foi levado para o Espirito Santa. Já as córneas ficaram no banco a disposição do Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.

Balanço:
Em 2020 foram registradas 113 mortes encefálicas na Santa Casa de Campo Grande, com 67 doadores aptos. Desses, 34 tiveram a autorização dos familiares para a captação dos órgãos. Assim, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) coordenou e registrou a captação de 60 rins, 18 fígados, 5 corações e 1 pulmão. Já o total de transplantes realizados na instituição somou 21 rins e 2 corações. Os outros órgãos captados foram enviados para pacientes em vários estados.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

Mulher que cegou tatuador continua presa em Curitiba

Ela jogou uma caneca de soda no rapaz, que perdeu a visão

Investimentos

Investimentos públicos garantem qualidade de vida e potencializam turismo em Rio Verde

Governador cumpriu agenda no município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo