A paciente receptora entrou na fila de espera e em menos de 24 horas recebeu o novo órgão
Momento do Transplante / Santa Casa de Campo de Grande
Aconteceu neste sábado (30) na Santa Casa de Campo Grande o primeiro transplante de órgãos do ano no hospital.
De acordo com informações, a paciente doadora deu entrada no hospital por conta de Acidente Vascular Encefálico (AVE), após ficar internada por duas semanas a mulher acabou tendo morta cerebral. Após o ocorridos os familiares foram acionados e autorizaram a doação de órgãos.
Rapidamente a equipe de captação fez a coleta de órgãos dos pacientes, como coração, fígado, rins e córnea, que servirão para salvar vidas de pacientes.
O coração foi doado a uma paciente que estava aguardando o órgão após o antigo atingir capacidade inferior de funcionamento, ela estava internada desde dezembro e havia entrado na fila de transplantes em menos de 24 horas após o recebimento do órgão, o que chamou atenção da equipe médica, “Nunca vi um caso assim. Acho que isso nunca mais vai acontecer. Nós a registramos na Central de Transplantes e, em menos de 24 horas, chegou a ligação de que havia um coração compatível. E estamos com o doador aqui, no mesmo hospital”, contou a médica cardiologista Dra. Carolina Figueroa de Brito, responsável pelo tratamento da paciente
Os outros órgãos como o fígado foi encaminhado para Brasília, um dos rins ficou em Campo Grande para um paciente da região, já o outro foi levado para o Espirito Santa. Já as córneas ficaram no banco a disposição do Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.
Balanço:
Em 2020 foram registradas 113 mortes encefálicas na Santa Casa de Campo Grande, com 67 doadores aptos. Desses, 34 tiveram a autorização dos familiares para a captação dos órgãos. Assim, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) coordenou e registrou a captação de 60 rins, 18 fígados, 5 corações e 1 pulmão. Já o total de transplantes realizados na instituição somou 21 rins e 2 corações. Os outros órgãos captados foram enviados para pacientes em vários estados.
Economia
Quanto aos principais meios de endividamento estão o cartão de crédito
Economia
O intuito deste projeto é justamente impor a obrigação de destinação de parte do imposto de renda devido à União
Voltar ao topo