18 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

Semac analisa anteprojeto da PPP sugerido por Azambuja

13 SET 2007 - 17h27min
asses. de comunicação

Buscando acelerar o processo de formalização do programa das Parcerias Público-Privadas no Estado o Deputado Estadual Reinaldo Azambuja (PSDB) encaminhou ao Governador André Puccinelli, através de indicação a minuta de um anteprojeto elaborado por sua equipe que segundo o parlamentar é fruto de uma compilação de várias legislações estaduais, ou seja, de Estados que já instituíram o PPP.


Segundo o secretario de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, um grupo de trabalho já foi formado para analisar a minuta de anteprojeto oferecida por Azambuja e preparar as proposições institucionais.


Carlos Alberto observou que a indicação do deputado foi bastante oportuna e a minuta muito bem vinda, devendo enriquecer consideravelmente as discussões. "O que for pertinente será absorvido (...) tenho certeza que o anteprojeto oferecido pelo deputado Reinaldo será bem aproveitado!" completou.


Azambuja buscou com isso atender à necessidade da instituição de um programa moderno e legal que possa dar viabilidade à reestruturação da infra-estrutura do Estado e a provisão de serviços públicos requeridos pela sociedade, com um significativo implemento na economia e no desenvolvimento integrado.


No ato da indicação o parlamentar justificou em plenário que o Poder Público, por sua vez, premido pela falta de recursos, gerado pela queda na arrecadação de impostos, que espelha a falta de emprego e o empobrecimento da população e pela austeridade da Lei de Responsabilidade Fiscal, que funciona como contrapeso ao endividamento, tende a procurar na iniciativa privada (também premida pela enorme carga tributária), uma parceria para aumentar a oferta de serviços públicos e de utilidades, até então afetos exclusiva ou predominantemente ao Poder Público, com o objetivo de atender as necessidades da população, sem que seja obrigado a arcar integralmente com os altos custos dos investimentos.


Segundo o deputado como diferencial em relação ao regime da concessão e da permissão de serviços públicos, o projeto de lei prevê, ainda, a possibilidade de a administração pública, conceder garantias para cumprimento de obrigações assumidas pelo parceiro privado em decorrência de contratos de parceria público-privada, além de permitir que os empenhos possam ser liquidados em favor da instituição financeira que financiou o projeto. "Como forma de atrair parceiros privados o projeto de lei permite, ainda, a vinculação de receitas e a instituição ou utilização de fundos especiais" completa.


Alguns dos objetivos da parceria destacados pelo parlamentar são: a delegação, total ou parcial, da prestação ou exploração de serviço público, precedida ou não da execução de obra pública; o desempenho de atividade de competência da administração pública, precedido ou não da exploração de obra pública;  execução de obra para a administração pública; e a execução de obra para sua alienação, locação ou arrendamento à administração pública. "O projeto permite uma gama de parcerias público-privadas, como a assunção pela iniciativa privada de serviços e de empreendimentos públicos, não somente nas áreas tradicionais como nas estradas e no saneamento básico, mas em setores de grande demanda como, por exemplo, na segurança pública, na habitação" observou.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Condenado a 17 anos, Palhaço Sabiá diz que não tinha intenção de matar a ex

2
Política

Confira lista: MDB tem 20 candidatos ao cargo de vereador em Aquidauana

3
Policial

Secretaria de Educação suspende professor preso em operação contra pedofilia

4
Política

PT confirma Cipriano Mendes e Taynara Terena na disputa pela prefeitura de Aquidauana

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max39

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min22 max39

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
1,83m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Rosildo Barcellos

A poesia é a concretude de Deus

Valdemir Gomes

Tento...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"MESMO NA LIBERDADE..."

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Restaurante Amarelinho

Praça das Nações, 138 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 1093
Escolas de Línguas

Escola Inglês e Espanhol - CCAA

Rua 7 de setembro, 1225 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5699
Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Ver Mais
Fale com a redação