X
Direitos

Seminário discute combate à violência contra a mulher nos municípios de fronteira

MS Fronteiras vai fazer o mapeamento e diagnóstico dos tipos de violência contra as mulheres nas áreas de fronteira

Chico Ribeiro

Com objetivo de reduzir a violência contra a mulher nos municípios de fronteira, deu início nessa terça-feira (26), em Campo Grande, o seminário MS Fronteiras- Segurança Pública nas Fronteiras e Violência que Acometem às Mulheres Fronteiriças.

O governador Reinaldo Azambuja destacou que o Seminário é extremamente importante. “Os números da violência contra a mulher são estarrecedores no Brasil e no Estado. Os índices na faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, mostram a maior incidência da violência. Isso causa perplexidade. Está aí a discussão. Temos que aprofundar o assunto”, disse na abertura do evento.

A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja, afirmou que uma das ações do Estado para combater a violência contra a mulher será levar o projeto Sala Lilás aos municípios de fronteira. “Com este entendimento levaremos a 10 municípios um atendimento especial para mulheres, adolescentes e crianças, sendo que em algumas localidades, a preferência será dada para as delegadas mulheres aprovadas no concurso da Polícia Civil”. A sala Lilás é um ambiente preparado para atender mulheres, adolescentes e crianças de forma exclusiva.

O Grupo de Trabalho denominado MS Fronteiras, tem o objetivo de fazer o mapeamento e diagnóstico dos tipos de violência que acometem as mulheres que vivem nas áreas de fronteira, visando a construção de políticas públicas para superação das desigualdades e o enfrentamento à violência, buscando o desenvolvimento econômico e social das mulheres fronteiriças.

A intenção do grupo é fazer um diagnóstico de como vivem as mulheres naquela região. “Entre os problemas recorrentes já identificados nos municípios fronteiriços está o uso de meninas como ‘mulas’ do tráfico”, explicou Luciana Azambuja.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM/MS), com financiamento do Governo Federal, por meio de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres da Secretaria de Governo – Presidência da República (SPM), com participação do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), parceria da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul (UFM) e apoio da prefeitura de Corumbá.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Incêndio destrói motor de carro em Corumbá

Corpo de Bombeiros controlou chamas

Polícia

Polícia Civil prende indivíduo com mandado de prisão em aberto na Capital

A DEFURV continua suas investigações para coibir práticas criminosas na região

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo