23 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

Senado aprova projeto que garante férias para estagiário

8 NOV 2007 - 08h35min
ms notícias

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (6) o projeto de lei (PLS 473/03) que garante férias de 30 dias para estagiários e limita a carga horária. O projeto (clique aqui para ler), que agora segue para apreciação da Câmara dos Deputados e depois para sanção presidencial, muda as regras de estágio para estudantes de instituições de ensino superior, educação profissional, ensino médio, educação especial e educação de jovens e adultos. Se sancionado, o projeto substituirá a lei de estágio que está em vigor há quase 30 anos.


O projeto de autoria do Governo federal (PLC 44/07), aprovado em 27 de junho pela Câmara dos Deputados, foi rejeitado pelo Senado. De acordo com o senador Osmar Dias (PDT-PR), autor do projeto aprovado, fica estipulado estágio obrigatório para os cursos técnicos de ensino médio e superior. "Como nesses casos o estágio é obrigatório, é preciso férias para que o estudante não passe o ano todo em atividade. Para os outros cursos o estágio é facultativo, mas as férias são garantidas", explica Dias.


Segundo o substitutivo, que também incorporou emendas, a duração máxima do estágio na mesma empresa será de dois anos (exceto para estagiário com deficiência) e, nos estágios com duração igual ou superior a um ano, é garantido recesso de 30 dias, preferencialmente durante as férias escolares. "Quando os estágios forem remunerados, as férias também serão remuneradas", diz o senador.


A proposta estabelece jornada máxima de seis horas diárias e 30 horas semanais para os estudantes de ensino superior, educação profissional e ensino médio. No caso de estudantes de educação especial e de jovens e adultos, a carga horária máxima é de quatro horas diárias e 20 horas semanais.


Ainda de acordo com o texto, podem contratar estagiários órgãos públicos, empresas privadas e profissionais liberais de nível superior registrados no respectivo conselho profissional. "A intenção é abrir o leque para oferecer mais oportunidades de estágios. É muito importante que o estudante coloque em prática o que aprende na teoria para sair bem preparado", explica Dias.


O entendimento para a aprovação do projeto foi firmado pelos senadores Raimundo Colombo (DEM-SC), relator da matéria na Comissão de Educação (CE), e Ideli Salvatti (PT-SC), relatora na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Ideli afirmou à Agência Senado que espera que o projeto seja sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o dia 7 de dezembro, quando a lei de estágio em vigor completa 30 anos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Covid-19: empresária morre após uma semana internada no Hospital Regional

2
Aquidauana

Professor acusado de estupros é preso pela Polícia Civil de Aquidauana

3
Policial

PRF desarticula esquema de desvio de combustível em Anastácio

4
Aquidauana

Propriedades e ruas às margens do Rio Aquidauana começam a ficar alagadas

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Mercearia e Bar Toquinho

Marechal Mallet, 914 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5525
Óticas

Ótica e Relojoaria Zenith

Rua Estevão Alves Corrêa, 568 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Comitiva - Comida Regional

Comitiva Shalom

Av. Pataneta (junto ao Paint Ball), Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-8579 / 99943-46 http://Comida de Comitiva estará em funcionamento de quarta-feira a domingo
Ver Mais
Supermercado Seriema 23/01/2021
Fale com a redação