Os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que representaram o Brasil na 39ª edição do WorldSkills, a maior competição mundial de educação profissional, obtiveram o segundo lugar em média de pontos entre 48 paÃses participantes da competição realizada no Japão. Com duas medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze e sete diplomas de excelência, este foi o melhor resultado do Brasil em 13 participações no torneio.
Anderson Carlos Moreira Tavares, de Pernambuco, conquistou a medalha de ouro em Aplicação de Software ainda ganhou outra medalha ao ficar em sétimo lugar entre os 20 competidores com melhor pontuação. O gaúcho Lucas Gonçalves (foto) conquistou também uma medalha de ouro em Refrigeração.
As medalhas de prata vieram na Mecatrônica, com a dupla gaúcha Everton Toigo e Felipe Mendonça Trindade, com o paulista Rafael Sansão na Fresagem CNC e no Web Design, com a catarinense Carla Marangoni.
Os bronzes estão no peito de Jaime do Nascimento Gomes, de São Paulo, na categoria Polimecânica; do trio paulista de Manufatura formado por Alan Quitério, Helder Luiz Assis e João Vitor Augusto; de Elton Benigno Coelho, de Pernambuco, no Desenho Técnico com CAD, e do paulista Bruno Francisco Rodrigues em Suporte de Rede.
Ainda receberam certificados de excelência Jéferson Relvas Oliveira, no Torno CNC; Max Wendell Morais Pereira, na Soldagem; Juliano Gabriel Prado Varasquin, na Eletrônica Industrial; Leandro Rodrigues de Souza,em Instalações Elétricas; Rodrigo Pedroso Mendes, em Controle Industrial; Adriano Cenci, em Joalheria; e Thiago Leon da Silva Marti, em Desenho Gráfico.