14 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

TCE estende curso sobre transição de mandato

O curso pode ser acessado na plataforma da Escoex até o dia 31 de dezembro

3 DEZ 2020 - 16h00min
Assessoria
A Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul decidiu estender o prazo para que os gestores públicos realizem o curso “Transição de Mandato – Prefeitos 2020”. O Curso EAD orienta prefeitos sobre o cumprimento das normas que regem a gestão pública, procedimentos que devem ser observados para assegurar ao seu sucessor todas as condições de continuidade aos atos que envolvem a administração.
 
O curso, que está disponível na plataforma da Escoex, no Portal do TCE-MS, é dividido em dois módulos, ministrados pelo diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, e pela auditora estadual de controle externo, Valéria Saes Cominale Lins. Em 20 horas são abordados aspectos como planejamento, transparência, documentação, dívidas, condutas vedadas, proibições impostas pela legislação, procedimentos administrativos para o encerramento do mandato, entre outros. Valéria explica que esse é um momento muito importante porque “vivemos um momento ímpar em virtude da pandemia de covid-19 e tivemos mudanças na legislação que serão abordadas nesse curso”. 
 
A Corte de Contas de Mato Grosso do Sul também já aprovou através da Resolução nº 124/20, uma Cartilha de Encerramento e Transição de Mandato, que contém todas as orientações aos gestores públicos sobre as eleições municipais, principalmente as restrições impostas aos chefes do Poder Executivo municipal nesse último ano do mandato. 
 
O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, reforça que, com base na resolução 124/2020, são transmitidas todas as regras de como devem atuar o atual prefeito e o eleito na transição desse mandato. “Todos os prefeitos devem fazer da cartilha um manual, andem com ela, consultem. Nela tem informações relevantes que irão ajudar muito”. 
 
Em artigo publicado, o presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, destaca especialmente o capítulo da transição de mandato de prefeito.  “A Cartilha define extenso e detalhado conjunto de medidas e procedimentos que asseguram a substituição do chefe do Executivo municipal de forma administrativamente organizada, juridicamente segura e politicamente republicana, de modo a não prejudicar a administração pública, que deve estar a serviço do cidadão e acima de ideologias e de partidos”.
 
O curso pode ser acessado na plataforma da Escoex até o dia 31 de novembro. As inscrições podem ser feitas no link http://www.tce.ms.gov.br/escoex/sge/PreMatricula/Criar/313

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Morre Clodoaldo Rodrigues Lino, vítima de Covid-19

2
Geral

Morre de Covid-19, o servidor da prefeitura, Nivaldo Gabriel Rosa, o Torrão 

3
Geral

Aposta de Mato Grosso do Sul acerta a quina e ganha R$ 130 mil

4
Saúde

Com 43 municípios em risco extremo, hoje começa a valer nova classificação do Prosseguir

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Em...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Franklin Cassiano

, Distrito de Camisão - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ag. Correios

Agencias dos Correios -Central

Manoel Antonio Paes de Barros, 620 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6065
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Padaria e Confeitaria Moderna

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 528 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3100
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo