Comitê Intersetorial de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância
Assessoria TCE-AM
O Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE-MS), participa do 1º Encontro Nacional da Primeira Infância (ENAPI). O Evento está sendo realizado de 22 a 24 de outubro, em Manaus (AM), no auditório da Corte de Contas do Estado do Amazonas.
Representando o TCE-MS, estão os integrantes do Comitê Intersetorial de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS, composto pelo coordenador-geral do Programa da Primeira Infância do TCE-MS, conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, e os servidores Eduardo Santos Dionizio, diretor de Serviços Processuais, e Sandra Rose Rodrigues, coordenadora da dimensão capacitação do Programa.
Para o coordenador-geral do Programa da Primeira Infância do TCE-MS, conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira este evento, que é considerado histórico, ajuda os participantes a absorver novas informações. “Nós já avançamos em algumas áreas, mas entendemos que a gente precisa aprender com os outros, a gente precisa buscar novas experiências, primeiro para avaliar se o que nós estamos fazendo está no caminho correto e segundo buscar novos horizontes e novas áreas de atuação para entender cada vez mais esse mundo tão complexo da primeira infância”.
ENAPI
O evento realizado pelo TCE do Amazonas tem o apoio da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), e reúne profissionais do direito, saúde, educação e meio ambiente, além de representantes de organizações sociais.
A abertura oficial foi realizada pela presidente do TCE-AM, Yara Amazonina Lins Rodrigues do Santos, que ressaltou o encontro como um marco na preocupação com os direitos das crianças na primeira infância: “precisamos cuidar de nossas crianças e prepará-las para os desafios do hoje e do amanhã. Não tenho dúvida de que os produtos das exposições, dos debates e das conclusões de todos os envolvidos neste primeiro encontro nacional da primeira infância resultarão no cumprimento pleno desses objetivos”.
O Conselheiro Edson José Ferrari, Presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), em breves palavras lembrou que desigualdade e liberdade de construção serão os motes deste 1º Encontro Nacional.
A palestra magna “Políticas Públicas e Governança Colaborativa para a Primeira Infância” foi proferida pelo Prof. Dr. Fernando Luiz Abrucio.
Além de discutir políticas públicas voltadas a crianças de zero a seis anos, estes três dias de evento têm como objetivo fortalecer as iniciativas sobre a primeira infância no âmbito dos Tribunais de Contas do país.
Economia
Novas regras aproximam paÃs de nações mais igualitárias
Economia
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de BrasÃlia
Voltar ao topo