21 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

TCE-MS promove campanha Novembro Azul

18 NOV 2020 - 14h30min
Assessoria
Em função do distanciamento social, recomendado por conta da pandemia de Covid-19, a Campanha Novembro Azul, tradicionalmente realizada pelo TCE-MS para conscientizar os servidores, esse ano tem uma programação diferenciada. Uma palestra on-line do médico oncologista André Henares Campos Silva é a forma que o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul escolheu para fazer chegar até os servidores o alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata entre os homens.
 
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
 
Popularmente o movimento Novembro Azul ficou conhecido como uma campanha para a prevenção do câncer de próstata, mas a ideia é também promover a saúde do homem de forma geral e atentar a outros sintomas que podem desencadear doenças.
 
A próstata é uma glândula presente apenas nos homens com a função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, ela possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.
 
Alguns fatores podem aumentar as chances de um homem desenvolver a doença como a idade, histórico familiar, sobrepeso ou obesidade, sedentarismo. Entre os fatores que mais ajudam a prevenção estão uma alimentação saudável, peso corporal adequado, prática de atividade física, não ser fumante e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
 
O oncologista André Henares alerta que o rastreamento é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas  ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. “Não se deixe tomar pela vergonha, piadas, intimidações. O que importa é a saúde, a chance de cura existe, é real, contanto que o diagnóstico seja feito de forma bastante precoce. Acompanhe, fale com seu médico”.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Faleceu na sexta-feira o estimado Corumbá

2
Aquidauana

Falece Dr. Roberto Trindade, vítima de Covid-19

3
Geral

Jovem de 24 anos morre em acidente depois de ser arremessado de veículo

4
Aquidauana

Jandira Trindade torna-se imortal na Academia Feminina de Letras e Artes de MS

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min14 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Adeus...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OS MEUS, OS SEUS E OS NOSSOS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Restaurante Fogão Caipira

Bichara Salamene, 47 Aquidauana/MS 67 999359420 https://www.facebook.com/fogao.caipira.547
Bancos

Banco Itaú

Rua Estevão Alves Corrêa, 579 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3796 / 324 www.itau.com.br
Auto Posto

Nossa Senhora de Fátima

Rua Marechal Mallet, 804 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8199/ 7705
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo