Com manobra de Heimlich, profissional desobstruiu vias aéreas da vítima
Mesmo estando de folga, o profissional foi acionado por um vizinho da vítima / Samu
Um técnico de enfermagem do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Aquidauana salvou a vida de um homem de 28 anos que se engasgou com um pedaço de carne durante o almoço, nesta quarta-feira, 8, por volta do meio-dia, no bairro Santa Clara, em Anastácio.
Mesmo estando de folga, o profissional foi acionado por um vizinho da vítima, que correu para pedir ajuda após notar o engasgo e o desespero de familiares. Com rapidez, o técnico aplicou a manobra de Heimlich — compressão abdominal usada para desobstruir as vias respiratórias — e conseguiu fazer com que o homem expelisse o alimento.
O coordenador do SAMU de Aquidauana, Héverton Bastos, elogiou a atuação do servidor. “Esse é o papel do samuzeiro, estar pronto para servir a qualquer momento, dentro ou fora do horário de serviço”, disse. O profissional, identificado como Maranhão, foi destacado pela conduta e profissionalismo.
A manobra de Heimlich é uma técnica recomendada para casos de asfixia por corpos estranhos, geralmente alimentos, que bloqueiam a passagem de ar pelas vias respiratórias. Em situações de emergência, o procedimento pode ser decisivo para salvar vidas.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Economia
O desempenho sul-mato-grossense foi o segundo maior do país, atrás apenas do Acre (14,7%)
Economia
Como sábado é feriado da Proclamação da República, não haverá sorteio
Voltar ao topo