17 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Duas Pontes

Temer confirma construção de ponte em Porto Murtinho sobre o rio Paraguai

Presidente brasileiro reforçou disposição em tirar obra do papel após ligação para o chefe do Executivo paraguaio

23 OUT 2018 - 07h33min
campo grande news

O presidente Michel Temer (MDB) deu nova declaração nesta segunda-feira (22) confirmando a execução das obras de duas pontes ligando o Brasil e o Paraguai, uma delas entre Foz do Iguaçu (PR) e Puerto Presidente Franco, no país vizinho, e em Porto Murtinho –a 431 km de Campo Grande– com destino à cidade paraguaia de Carmelo Peralta. Segundo a Agência Brasil, o presidente brasileiro destacou que os dois países levarão adiante as obras.

View Energy - Setembro21_09

Temer deu a declaração em sua conta na rede social Twitter, depois de uma conversa telefônica com o presidente Mario Abdo Benítez. “Falei, há pouco, por telefone com o presidente Mario Abdo. Tratamos de ponto central da agenda entre Brasil e Paraguai: a integração física. Vamos avançar na construção de duas novas pontes. (São) obras importantes para o escoamento da produção agropecuária brasileira e para os que vivem na região de fronteira”, postou.

O presidente paraguaio também se manifestou na rede social confirmando a intenção. “Durante a ligação com o presidente do Brasil resolvemos ir adiante finalmente com a construção de novas pontes internacionais. Isso significará maiores facilidades para o acesso de nossos produtos ao Brasil, aumento do comércio e, portanto, melhores dias para nossa gente!”, declarou.

A construção das pontes se tornou assunto intensificado entre os dois países nas últimas semanas. Em setembro, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, disse, em visita ao chanceler brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira, que espera ver as obras saírem do papel nos próximos cinco anos.

“Passaram-se 53 anos da construção da última ponte que liga Paraguai e Brasil (a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Punta del Este). Queremos, com a vontade política dos governos, que não se passe cinco anos para a construção de duas pontes internacionais”, disse Castiglioni.

Em Mato Grosso do Sul, a ponte em Murtinho é tratada como estratégica por ajudar a tirar do papel o projeto da rota bioceânica, que ligaria por terra Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, passando por Paraguai e Argentina –mas que ainda depende de obras rodoviárias. A integração com municípios paraguaios, hoje, é feita por terra em boa parte do território estadual, por meio da conurbação entre cidades (casos de Ponta Porã e Pedro Juan Caballéro, Bela Vista e Bella Vista Norte e Coronel Sapucaia e Capitán Bado, entre outras).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Temporal em Aquidauana derruba árvores, estruturas e assusta moradores

2
Policial

Funcionário é pego tentando furtar picanhas tipo exportação de frigorífico

3
Aquidauana

Camionete de médico aquidauanense é atingida por árvore durante temporal

4
Geral

Embarcação com 21 pessoas naufraga no Rio Paraguai

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min16 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
min16 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Sei...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Decorações

Tainha Decorações

Rua Duque de Caxias, 1937 Alto - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-3197 / 324
Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Pousadas

Sítio Ana Paula

BR 262 Km 487, s/n - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3241-2591
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo