X
Geral

TJMS alcança 75% de acordos em audiências

Mais de 2,6 mil atendimentos pré-processuais foram realizados no primeiro semestre em MS

Secretaria de Comunicação TJMS

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) alcançou um índice de 75% de acordos nas 2.600 audiências pré-processuais realizadas em todo o Estado no primeiro semestre de 2025. O número demonstra a eficiência dos métodos de mediação e conciliação como formas rápidas, gratuitas e eficazes de resolver conflitos sem a necessidade de abrir um processo judicial.

Somente em Campo Grande, foram feitas 1.313 audiências, o que reforça o interesse da população em buscar soluções consensuais e evitar disputas prolongadas na Justiça.

As audiências pré-processuais ocorrem antes da formalização de um processo e contam com a presença de um conciliador ou mediador. Qualquer pessoa pode solicitar o serviço diretamente em um dos Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania) ou pelo site do TJMS. Os temas mais comuns envolvem questões familiares, desentendimentos entre vizinhos e superendividamento.

Quando há acordo, ele tem validade jurídica e evita gastos com advogados e custas processuais, além de reduzir o desgaste emocional das partes envolvidas.

Atualmente, os Cejuscs funcionam em várias cidades do Estado, como Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, além de pontos de atendimento em Campo Grande. Os centros também oferecem serviços de cidadania, como orientação jurídica e prevenção de litígios.

A estrutura é coordenada pelo desembargador José Ale Ahmad Netto, com apoio do desembargador Vilson Bertelli e da juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo. Os centros integram o Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), com juízes responsáveis por homologar os acordos e acompanhar os atendimentos.

Com expansão da estrutura e formação contínua de conciliadores e mediadores, o TJMS segue fortalecendo a cultura do diálogo e promovendo uma Justiça mais célere, acessível e próxima da população.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:


Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @jornalopantaneiro

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TEMPO INSTÁVEL

Sábado amanhece frio e com previsão de muita chuva em Aquidauana

Por conta das chuvas, show do cantor João Gomes foi cancelado nesta sexta-feira (08) na Festa da Farinha em Anastácio.

Economia

Dólar fecha abaixo de R$ 4,90 pela primeira vez em 28 meses

Mercados reagem a dados dos EUA e tensão no Oriente Médio

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo