A iniciativa segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça
Freepik
Com o objetivo de promover a equidade racial e combater práticas discriminatórias no ambiente institucional, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou um canal exclusivo para denúncias de racismo e outras formas de discriminação no âmbito do Judiciário. A iniciativa segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Clique aqui para acessar o canal de denúncia.
A criação do canal está em conformidade com a Portaria CNJ nº 100/2025, que instituiu o Índice de Promoção da Equidade Racial (IPER) e definiu ações para fortalecer a igualdade racial no Judiciário. Também segue a Portaria CNJ nº 411/2021, que regulamenta o Prêmio CNJ de Qualidade, valorizando práticas voltadas à diversidade e inclusão institucional.
Como registrar uma denúncia
O canal pode ser acessado diretamente na página inicial do portal do TJMS, por meio de um banner com link direto para a área de denúncia. Ao clicar, o usuário deve:
Escolher a opção “Denúncia anônima”;
Preencher o campo de assunto (exemplo: “Racismo em ambiente institucional”);
Descrever a situação detalhadamente no espaço destinado ao relato.
O canal garante sigilo absoluto na tramitação das denúncias, oferecendo um ambiente seguro para vítimas e testemunhas, com o objetivo de assegurar um espaço de trabalho respeitoso e justo para todos.
Apuração e responsabilidade
As denúncias serão apuradas conforme o Código de Ética dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, a Portaria nº 2.209/2021, que trata da comunicação e tratamento de irregularidades no TJMS, e o Estatuto dos Servidores Públicos do Judiciário Estadual. Outras normas legais também poderão ser aplicadas conforme a gravidade e natureza dos casos.
Com essa iniciativa, o TJMS reafirma seu compromisso com a promoção da justiça, do respeito à diversidade e da igualdade de oportunidades no ambiente institucional.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Corumbá
Além disso, há outras vacinas disponíveis no município
Anastácio
Caso foi registrado como furto qualificado
Voltar ao topo