Os diálogos entre os pilotos do Airbus da TAM que caiu no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, revelam que houve desespero antes do acidente.
Os deputados da CPI do Apagão Aéreo divulgaram, na quarta-feira, as conversas, que mostram que os comandantes sabiam que a aeronave operava apenas com um reverso e que os pilotos não conseguiram desacelerar o avião no momento do pouso.
Os dados indicam que houve falha humana na tentativa de pouso no último dia 17 em Congonhas, quando 199 pessoas morreram. Os erros teriam ocorrido na operação de um dos manetes (as alavancas de controle das turbinas), colocado em posição incorreta antes do pouso e no momento da aterrissagem. A hipótese de pane no computador da aeronave, contudo, não está descartada.
As gravações mostram os últimos diálogos entre os pilotos na cabine do Airbus. "Desacelera, desacelera, desacelera!", disse um deles. "Não dá, não dá, não dá", respondeu o outro. Por fim, a frase já conhecida: "Vira, vira, vira".
Confira a gravação
18h18m24 - Piloto fala e em seguida um barulho. Microfone da cabine grava o pedido pede de abertura de porta.
Piloto: Está ok, tudo certo?
Comissário pergunta se está tudo certo na cabine e onde o avião está pousando.
Piloto: Congonhas (...) Lembre-se, nós só temos um reverso.
Co-piloto: Sim, nós só temos o esquerdo. Checado piloto automático. Flaps. Velocidade checada.
Piloto: Ok. Vamos interceptar o localizador TAM 3054.
Torre: Boa noite. TAM 3054, reduza a velocidade para aproximação.
Co-piloto: Flaps. Velocidade checada.
Piloto: Aqui é TAM 3054.
Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para aproximação. Vou reportar quando estiver claro, OK? Autorizado.
Piloto: Boa noite, reduzindo para o mínimo possível.
(som do trem de pouso descendo)
Co-piloto: Flaps. Velocidade checada.
(...)
Co-piloto: Velocidade verificada. Flaps a total. Checagem final em espera.
(Avião voa a 6 mil pés)
(Som do pára-brisa funcionando e da chuva)
Piloto: Cabine está preparando para pousar. Equipe de cabine avisada. Auto-trust (sistema automático de potência). Aterrissando (...)
Co-piloto: Monitor da aeronave de checagem centralizada. Checando o status da memória. Aterrisando (...) Ok...
Piloto: Ok.
Co-piloto: O quê?
Piloto: Ok...
Co-piloto: Sistema completo.
Piloto: A pista de chegada à vista. Pousando.
Co-piloto: Pergunte à torre sobre a condição da pista e se a pista está segura.
Piloto: TAM, poderia confirmar condições? Pista está molhada. Está escorregadia? Reportarei que a 3054 está liberada. Aeronave está começando a partir a decolagem.
Torre: Molhado e escorregadio.
Piloto: Aeronave está começando a correr.
Torre: TAM 3054, (...) autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia.
Piloto: Checado 3054. O pouso está liberado?
Torre: Está liberado.
(som do piloto automático desconectando)
Piloto: Inibir o som para mim, por favor.
(Som de três cliques indicando reversão para o modo de aproximação de vôo manual)
Piloto: Iniba a descida para mim.
Co-piloto: Inibido.
Alerta da cabine: Reduza
(som do acelerador e do aumento do barulho do motor, seguido por forte barulho do toque da aeronave na pista)
Piloto: Reverso nº 1 apenas. Spoilers nada.
Co-piloto: Olha isso! Desacelera, desacelera, desacelera!
Piloto: Não consigo! Não consigo!
Piloto: Oh, meu deus... Oh, meu deus
Co-piloto: Acelera! Vira, vira, vira. Pára... Vira, vira...
(Som de barulho de batida)
Piloto: Ah não!
(Pausa nos barulhos de batida)
(Gritos)
(Som de batida)
(Fim do som de batida)
Tragédia
O Airbus com 187 pessoas bateu num prédio da TAM Express após pousar na pista principal do aeroporto de Congonhas (Zona Sul de São Paulo) no dia 17. Outras 12 pessoas, que estavam no prédio, também morreram. Até o momento, o IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo identificou 117 vítimas.
O acidente agravou ainda mais a crise dos aeroportos e provocou a queda do ministro da Defesa, Waldir Pires, que acabou substituído na semana passada por Nelson Jobim. A saída do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, também já foi confirmada pelo governo.
Na segunda-feira, o Conac (Conselho de Aviação Civil) decidiu retirar 151 vôos do aeroporto de Congonhas, que opera há muito tempo acima de sua capacidade. Com as mudanças, o terminal deixará de operar vôos com mais de duas horas de duração ou com conexão ou escalas. O Conac também determinou a transferência dos vôos particulares para Jundiaí (60 km de SP).
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