No começo no auge do peso e depois já bem mais magra. / Diário Fitness
A três lagoense Vanessa Ricarte conta em seu blog Diário Fitness que sempre teve problema com a balança. Tentou por diversas vezes atingir o almejado peso ideal, sem sucesso. Até que em março deste ano, 'no auge da gordura' (com 116 quilos) decidiu que já havia passado da hora de mudar. Depois que começou a escrever sobre o assunto já emagreceu 36 quilos e agora faltam apenas 16 para chegar onde quer.
O primeiro estalo para mudar de vida veio depois que se viu em uma foto tirada no aniversário da sobrinha, ultima festa que ela organizou como chef. ?Quando vi a foto levei um susto. A imagem que eu via na fotografia não era a mesma que eu via no espelho. Eu estava totalmente deformada por causa da gordura?, diz.
Foi aí que Vanessa decidiu abandonar a velha vida, de doces e guloseimas, para uma saudável. O primeiro passo foi mudar a alimentação. Para isso, foi à nutricionista, que lhe receitou um cardápio que não agradou. Achou que havia muito comida. ?Meu problema era doce. Não era excesso de comida. Então fui readaptando?, explica.
Com a nova alimentação e o inicio de exercícios os primeiros louros começaram a aparecer. E essa mudança de vida animou a jovem que pensou: eu poderia falar sobre isso. Contar minha história. Dizer as pessoas com estou me sentindo, o que estou pensando. Nasceu o Blog.
E assim sem imaginar a proporção que o diário tomaria ela começou a contar seu processo de emagrecimento e também relatar tudo o que sofreu e sentiu por ser obesa. Obesa sim, Vanessa conta que a gente tem que falar a verdade, como as coisas são: obesidade é uma doença, que interfere no físico, psicológico e espiritual das pessoas e tem que ser tratada assim, não adianta vim com essa história de gordinho para minimizar as coisas.
A linguagem clara, sincera, e muitas vezes, dura, chamou a atenção de muitas outras pessoas que vivem o mesmo problema. Mensagens de pessoas de todo o país e até do exterior começaram a pipocar no Facebook de Vanessa. ?Recebo mensagens de apoio de gente de tudo quanto é lugar. Tem gente de Portugal, da Alemanha, dos EUA que me escrevem e dizem: você diz tudo que eu sinto. Tudo que eu vejo e isso tem me ajudado a emagrecer também?, revela.
O carinho recebido não é só bem vindo por mostrar que a idéia deu certo, mas é incentivo para continuar fazendo o negócio acontecer. Vanessa diz que a partir do momento que começou a compartilhar o que sente, teve mais força para continuar. ?Foi muito importante para mim. Eu precisava canalizar isso de alguma forma. Todo mundo tem seus problemas, mas a obesidade afeta o físico, o emocional e o espiritual. Os três níveis de consciência do ser humano. Tem que mexer neles para atingir o que se quer?, revela.
E com tantas mudanças, o melhor amigo Fabrício Bazé entrou para o blog. Também acima do peso ele decidiu fazer uma gastroplastia, pela técnica do sleeve gástrico. Em processo para fazer a cirurgia em poucos meses, ele também conta sua experiência com a comida e com a gordura e o caminho que está percorrendo para mudar de vida.
Quem quiser acompanhar a história dos dois e ver que é possível sim atingir outro peso, uma outra vida, acesse o blog.
http://www.diariofitness.com.br.