28 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Geral

UE deve aumentar restrições à carne brasileira

18 DEZ 2007 - 10h31min
estadão

A Comissão Européia (órgão Executivo da União Européia) deve anunciar nesta quarta-feira novas restrições à carne brasileira.


A decisão foi tomada depois que uma missão do Departamento de Alimentação e Veterinária (FVO, na sigla em inglês), responsável pelo controle sanitário no bloco, detectou irregularidades no sistema fitossanitário do Brasil - o controle sanitário da disseminação de pestes e doenças em animais e em plantas com vistas à proteção da saúde humana.


Segundo um porta voz da Comissão, as deficiências foram encontradas no sistema de rastreabilidade do gado, que assegura que a carne enviada à Europa não provém de áreas onde a venda para o bloco é proibida.


Nina Papadoulaki, porta-voz do comissário europeu de Saúde e Proteção ao Consumidor, Markos Kyprianou, antecipou que o bloco deve exigir mais mecanismos de controle, que poderão diminuir assim que o país realizar as melhorias indicadas.


Segundo ela, o embargo total está praticamente descartado pela Comissão.


O sistema de rastreabilidade empregado pelo Brasil é o maior alvo das críticas do lobby formado por deputados e produtores europeus, que durante todo este ano vem pressionando Bruxelas por um embargo total à carne brasileira.


"Finalmente a Comissão Européia resolveu tomar uma atitude, depois de anos que alertamos sobre esse problema", disse à BBC Brasil o deputado britânico Neil Parish, presidente do comitê de Agricultura do Parlamento Europeu e um dos líderes do lobby contra a carne brasileira.


"O Brasil já teve o tempo necessário para cumprir os requisitos exigidos em relação à rastreabilidade. Se uma vez mais a FVO observou que suas regras não são seguidas, já é hora de partir para as sanções", defende.


A divulgação das conclusões da missão da FVO está prevista para fevereiro de 2008.


A missão da FVO visitou fazendas e abatedouros brasileiros no início de novembro para verificar se foram cumpridas seis exigências feitas anteriormente sobre aspectos considerados deficientes de acordo com a legislação européia.


Além de melhorar o sistema de rastreabilidade do gado, o Brasil deveria desenvolver um certificado à prova de fraudes para a carne exportada à UE, implementar testes para verificar possíveis deficiências na vacinação do gado e nova legislação sobre focos e controle da febre aftosa, acelerar o diagnóstico da doença e melhorar o controle do trânsito de animais.


Em outubro, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, chegou a admitir, em Bruxelas, que o país precisaria de mais tempo para implementar algumas das melhorias solicitadas.


As autoridades brasileiras disseram à BBC Brasil que só se pronunciarão sobre as novas restrições depois que Executivo europeu anunciar sua decisão.


A UE é responsável por 38,5% de toda exportação de carne brasileira, um volume que em 2006 correspondeu a 1,5 bilhão de dólares.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após divulgar notas de falecimento na cidade, dona Vicentina gravou a divulgação da própria morte

2
Geral

Aquidauana amanhece sem serviços de telefonia móvel da claro

3
Policial

PRF apreende cerca de R$ 3 milhões escondidos com passageiro de ônibus em MS

4
Anastácio

Anastácio registra morte de idosa de 70 anos por coronavírus

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,64m
Miranda
7,46m
Paraguai
1,26cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção nas empresas: o que o compliance tem a ofer...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Doce Sabor Lanchonete

Rua 7 de Setembro, Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas Particulares

Escola Dom Aquino

Rua Marechal Mallet, 2000 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4799
Automóveis

Flip Car Veículos

Rua Theodoro Rondon, 456 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8189
Ver Mais
Fale com a redação