28 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Geral

UGT propõe a Lula mudanças no FGTS

29 AGO 2007 - 08h39min
da redação

O presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT, Ricardo Patah, solicitou audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar propostas de mudanças na lei 8.036/90 que regulamenta o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS. A audiência, que ainda será confirmada pelo Gabinete da Presidência, está sendo agendada para os próximos dias 3 ou 5 de setembro.


Para Patah, a sociedade merece uma explicação sobre o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto FGTS Fácil, que revelou perdas ao patrimônio dos trabalhadores estimadas em R$ 46 bilhões. "O dinheiro do trabalhador deve ser administrado de outra forma, visto que atualmente a correção monetária do Fundo está abaixo da inflação. Não podemos aceitar a justificativa de que a correção das contas obedece ao disposto na Lei", afirma o presidente da UGT.


A UGT quer que seja repassada aos trabalhadores parte dos juros cobrados pela Caixa Econômica Federal nas linhas de crédito oferecidas à população com os recursos do Fundo de Garantia. Atualmente, como gestora do FGTS, a Caixa cobra do trabalhador, independentemente de ele ter ou não conta vinculada, juros de 8,16% ao ano nos financiamentos. Percentual muito acima do índice da TR registrado em 2006 de 2,0377%. Patah disse que vai levar ao presidente uma alternativa da UGT para o problema. A proposta é mudar a forma de aplicação, transformando a aplicação em recebíveis imobiliários garantidos pela Caixa. "A Caixa Econômica Federal deverá ser a avalista das operações e o Fundo participará dos empréstimos comprando os créditos. Com isso a taxa paga ao fundo será de empréstimo e não de captação, como hoje, que beneficia apenas a burocracia da Caixa", disse Patah.


Outra proposta da UGT é a mudança no sistema de representação dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS. Atualmente o Conselho é formado por oito representantes do Governo Federal, quatro representantes dos trabalhadores e quatro representantes dos empregadores, o que segundo Patah contribui para que as decisões não beneficiem o trabalhador: "O problema é que a representação no Conselho não é paritária, apesar de o dinheiro ser do trabalhador. É justo que os trabalhadores tenham um peso maior nas decisões, e essa posição será levada ao presidente Lula", concluiu.


Durante a audiência o presidente da UGT também deverá abordar assuntos como o regulamento de funcionamento das centrais sindicais e a Emenda 3, entre outros.


Sobre a UGT


A UGT - União Geral dos Trabalhadores foi fundada em 21 de julho último, a partir da fusão de três centrais sindicais (Central Geral dos Trabalhadores - CGT, Social Democracia Sindical - SDS e Central Autônoma dos Trabalhadores - CAT) em Congresso realizado no Anhembi, em São Paulo, que reuniu 3.400 participantes. Durante o evento foi consolidada a filiação à UGT de 623 sindicatos, que representam mais de 5 milhões de trabalhadores, e o sindicalista Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, foi eleito presidente da nova entidade. Até o final do ano, a UGT espera reunir cerca de 1 mil sindicatos, representando aproximadamente 8 milhões de trabalhadores.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Condutor de caminhão morre ao colidir de frente com carreta na 262

2
Bodoquena

"Quero ver quem me tira daqui": dois irmãos são presos após festa clandestina em Bodoquena

3
Saúde

MS tem 1.263 mortes por Covid-19 e uma nova em Aquidauana MS

4
Policial

Criança desaparece nas águas do Rio Paraguai, em comunidade devastada pelo fogo no Pantanal

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,93m
Miranda
1,68m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"FARTURA E CARÊNCIA"

Flavia Rohdt

Aldravia 25 #PantanalemChamas

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Farmácia Princesa do Sul

Rua Marechal Mallet, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3050
Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 2

Rua Roberto Scaff, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2350
Ver Mais
Fale com a redação