A terceira e última etapa do ProCarne MS Export, programa de capacitação direcionado a produtores e profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da carne bovina do Estado de Mato Grosso do Sul, será realizado na próxima sexta-feira, dia 28 e sábado, dia 29, no plenário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a partir das 17h30. O programa tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento, organização e competitividade internacional desta cadeia.
Nos dois primeiros seminários do ProCarne MS os participantes receberam esclarecimentos sobre aspectos gerais do comércio internacional de carne bovina, entre os quais, o atual consumo mundial do produto e os diversos perfis dos consumidores; justificativas e funcionamento do protecionismo nos mercados internacionais de carne; instrumentos utilizados por outros países produtores como proteção aos mercados domésticos (barreiras tarifárias e barreiras não tarifárias); funcionamento e papel de organizações como a OMC (Organização Mundial do Comércio) e a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal).
Neste terceiro e último seminário, os temas a serem abordados dizem respeito especificamente ao mercado europeu, que tem se destacado como aquele que melhor remunera a carne bovina brasileira, produzida dentro dos rigorosos critérios de qualidade e segurança alimentar, impostos pelo consumidor europeu.
A pecuária de corte, hoje, na União Européia: estruturas de produção, organização e funcionamento das cadeias produtivas. Os exemplos da França (primeiro país produtor de carne da União Européia) e do Reino Unido (primeiro país importador de carne brasileira). As empresas de abate e processamento de carne na União Européia. Evolução da política de subsídios à pecuária de corte.
O déficit oferta-demanda no mercado europeu e as novas oportunidades para os exportadores brasileiros. Estes serão os assuntos abordados pelo responsável técnico pelos seminários, o economista francês, consultor e especialista em comércio internacional, Jean-Yves Carfantan.
Ao longo das três etapas do ProCarne MS Export os participantes foram capacitados para uma etapa futura do Programa: uma viagem de estudos e prospecção de negócios a três países da União Européia - França, Bélgica e Holanda -, de modo a tirar o máximo de proveito desta oportunidade.
Economia
Duas projeções diferentes, divulgadas nesta terça (14), apontam que a produção de grãos, leguminosas e oleaginosas devem superar a do ano passado, com índice entre 8% e 10%
Educação
O procedimento da matrícula é feito on-line
Voltar ao topo