X
Geral

Usina fotovoltaica abastecerá a rede Cassems pelos próximos 20 anos

Messias Ferreira

Na manhã desta terça-feira (01), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugurou a sua usina fotovoltaica para produção de energia elétrica renovável. No evento, estiveram presentes membros dos conselhos Fiscal e de Administração da Caixa dos Servidores, além de autoridades locais. Com a construção, toda a rede Cassems, exceto a de Três Lagoas, será beneficiada pelo novo investimento do plano de saúde, que gerará a economia de mais de 220 milhões de reais, em 20 anos.
De acordo com o Sistema S de empresas, a usina fotovoltaica da Cassems é a maior de todo o Centro-Oeste. Para a sua construção, não houve desmatamento de mata nativa e, ainda, as árvores frutíferas foram preservadas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o investimento da Caixa dos Servidores ainda gerou renda e emprego para 40 famílias.
Ricardo Ayache, presidente da Cassems, explica que o plano de saúde está sempre atento à sustentabilidade. “Como uma empresa de saúde, nós temos uma responsabilidade muito ampla em relação ao estado e ao país em que estamos. Com certeza, somos comprometidos em fazer uma boa gestão, trazendo a redução dos custos administrativos e buscando sempre inovar nos investimentos e decisões. É nossa preocupação olhar para o futuro com atenção para a preservação do meio ambiente”.
Ayache aborda ainda, os benefícios financeiros do investimento feito pela Cassems. “Nosso custo mensal de energia elétrica, atualmente, é de cerca de 500 mil reais. Com essa estrutura, atenderemos toda a rede da Caixa dos Servidores, com exceção de Três Lagoas, mas já estamos trabalhando para atender, também, a região Costa Leste do estado. A construção da usina fotovoltaica representa uma economia significativa, em 20 anos, teremos uma economia na casa de 220 milhões de reais”.
Para André Borges, presidente de Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), investimentos como esse contribuem não apenas para a própria empresa, mas para todo o estado. “A geração de energia fotovoltaica não tem, praticamente, nenhum impacto ambiental, e possui muito potencial para o estado e o país, pois temos um grande período de insolação. Então, ele soma na nossa matriz energética. A área onde a usina fotovoltaica da Caixa dos Servidores foi feita era uma área ocupada com pastagem, então, não foi objeto de desmatamento, o que é mais um ponto positivo”.
Lucílio Nobre, presidente do Conselho Fiscal da Cassems, salienta que o papel do conselho na construção da usina fotovoltaica foi de fiscalizar o processo de planejamento e execução do investimento. “O conselho administrativo tomou as decisões em relação à essa construção e deliberou. Então, o Conselho Fiscal acompanhou e fiscalizou o processo. Durante a construção, fizemos visitas para ver o andamento da obra e trabalhamos para fortalecer o modelo de autogestão. Um investimento dessa plenitude merece o destaque da responsabilidade e do comprometimento com o plano de saúde”.
Donizete Barraco, o prefeito eleito da cidade de Terenos, onde a usina fotovoltaica foi construída, destaca a importância de investimentos como esse para o desenvolvimento da cidade, que é vizinha de Campo Grande. “Para Terenos, essa estrutura é importante e traz muito progresso para a região”.
Investimento
Para a construção da obra, a Caixa dos Servidores financiou 19 milhões de reais, via Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, sendo 70% do valor da construção e desembolsou os outros 30%, em 8 milhões de reais. Com o investimento, os custos da obra serão pagos em seis anos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Mercado financeiro espera por manutenção da taxa de juros nesta semana

Previsão é índice em 10,5% ao ano, diz Banco Central

Atenção

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira para pagar taxa

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo