O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com órgãos estaduais de defesa sanitária animal, lançou no inÃcio deste mês a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Para garantir a sanidade animal do gado brasileiro, são realizadas duas fases de vacinação.
A primeira delas ocorreu nos meses de março a maio e tem por objetivo assegurar que o rebanho fique afastado do risco de contágio.O rebanho bovino e bubalino brasileiro é de 201,417 milhões de cabeças e a previsão de aplicação de vacinas em 2007 é de 395 milhões de doses. A doença produzida por vÃrus é altamente contagiosa e, embora não afete a saúde humana, pode prejudicar criadores, consumidores e a economia, trazendo enormes prejuÃzos para o PaÃs.
à importante destacar que só podem ser comercializadas e utilizadas, em todo o território nacional, as vacinas registradas e controladas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao mesmo tempo, é de responsabilidade dos produtores a aplicação das vacinas, mas cabe ao governo fiscalizar e orientar o processo de vacinação.