X
Informe

Amor pela bocaiúva transformou Fazenda Santa Avó em polo da frutinha mais pantaneira de todas

A distância de 433 quilômetros pode ser de se estranhar, mas o amor pelo bocaiúva é o mesmo da região pantaneira: é que na Fazenda Santa Avó, localizada no bairro do Laranjal, em Nova Andradina, se preocupa – e muito – com a frutinha mais sul-mato-grossense de todas.

O que antes tinha como produção o gado de corte e a ovinocultura, hoje em dia fez a Fazenda Santa Avó se transformar em um santuário da bocaiúva – conhecida também pelo nome de macaúba, se preferir.

E a natureza encontrou na Fazenda Santa Avó o seu melhor caminho: são mais de 700 hectares de área verde com aproximadamente 10 mil pés de palmeira nativa. Uma beleza!

Assim é a Fazenda Santa Avó. De tão denso e "aflorado", o terreno ganhou uma floresta repleta de bocaiuveiras. E as possibilidades econômicas são tão intensas quanto o sabor delicioso da frutinha.

"Cada palmeira pode produzir até 100 quilos de fruto por ano, o que equivale a mais de 1 saca (por pé) anualmente. Por hectare, o potencial da bocaiúva é chegar a 50 mil quilos de produção".

A descrição acima em números preciosos é de Helbert Duarte (envie uma mensagem pelo WhatsApp), o agricultor e filho da Fazenda Santa Avó. Inclusive, este mês de novembro é o mais intenso do ano na produção de bocaiúvas: é chegada a hora da colheita.

O que ele faz em família – ao lado da esposa Rejane Bogada Figueiredo, da irmã Anne Walquiria Duarte e do cunhado José Vitor Delanora – é manter o orgulho dos pais, seu Canrobert e dona Rosely Duarte.

Os sertanejos da Fazenda Santa Avó foram um casal de apaixonado e defensor do meio-ambiente, encontrando na bocaiúva valor, renda, cultura e afeto.

No passar de 10 anos, todos da família Duarte viram florescer parte do campo intocado da Fazenda Santa Avó, solo regenerado que hoje se trata da plantação de bocaiuveiras.

Bocaiúva é alimento, mas também é sustentabilidade para a Fazenda Santa Avó. Da matéria-prima, retira-se farinha para consumo humano, ração animal, azeite/óleo, biodiesel, carvão mineral e até vira base para diversos tipos de cosméticos.

Sem falar nos doces, nas cachaças, nos pães, salgados, pratos e quitutes. São diversas receitas que o universo de uma pequena frutinha redonda, de cor esverdeada e manchadinha, proporciona para uma família inteira da Fazenda Santa Avó – e você também pode fazer parte disso.

Venha se apaixonar pela bocaiúva com a Fazenda Santa Avó!

Bocaiúva: Palmeira da Paz

Assim como a Fazenda Santa Avó, o projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) impulsiona o estudo e a a economia sul-mato-grossense com “ajuda” da frutinha sul-mato-grossense.

Os produtos relacionados à bocaiúva – como por exemplo a sua farinha – integram natureza e bioma à inovação e sustentabilidade, por meio do comércio que associações aquidauanenses e da região pantaneira conhecem bem.

Mande um e-mail e agende uma visita na Fazenda Santa Avó!

Na Fazenda Santa Avó, o intuito é digno: aproximar municípios, dialogar com fronteiras e mostrar que a bocaiúva é mais que uma frutinha bonita:

Leva o verde do bom negócio.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo