X
Na Bolívia

Governo revoga lei e greve geral chega ao fim

Após nove dias, fronteira entre Corumbá e Puerto Quijarro finalmente foi reaberta

Transporte público voltou a funcionar normalmente pelas ruas bolivianas / JC Torrejón/El Deber

Após nove dias de bloqueio e muita pressão popular, finalmente chegou ao fim a greve geral na Bolívia que mantinha bloqueada a fronteira do Brasil com a Bolívia. A divisa entre os países foi reaberta em Corumbá ontem (16) à noite.

O anúncio da suspensão do movimento popular veio por volta das 21h30 desta terça-feira e foi feito por Rómulo Calvo, presidente do Comitê Cívico de Santa Cruz. A entidade é composta por diversos setores da sociedade boliviana, incluindo grupos trabalhistas, empresariais e associações de moradores.

Em uma coletiva de imprensa ao lado de líderes sindicais e dos caminhoneiros, Calvo comemorou a decisão do governo de revogar a Lei 1.386 – que estipulava que o governo boliviano poderia investigar a vida financeira das pessoas sem ordem judicial – e a considerou uma vitória do povo.

Hoje pela manhã o tráfego de caminhões continuava intenso na fronteira (Foto: Diário Corumbaense)

Em Corumbá, tanto a polícia boliviano quanto a brasileira ajudaram a controlar o tráfego, já que havia caminhões parados nas fronteiras desde o dia 8 esperando para atravessar. O movimento foi bem intenso, mas não foram constatados acidentes

Além da celebrada pelos movimentos populares bolivianos, o setor produtivo corumbaense também amanhece animado com a retomada da circulação de mercadorias entre os dois países. A reabertura com Puerto Quijarro representa a esperança de recuperação dos prejuízos para os comerciantes, que registraram uma queda de pelo menos 50% na venda de produtos e serviços com o fechamento da linha internacional.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Após 16 dias, carro de motorista de aplicativo sequestrado em Corumbá é devolvido

Veículo estava no Pátio da Diprove, na Bolívia

Serviços

Corregedoria abre cadastro para habilitação de leiloeiros públicos e corretores

O edital de abertura do credenciamento dos interessados foi publicado pela Corregedoria-Geral de Justiça

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo