20 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Há 29 anos

Para os 100 anos da cidade, O Pantaneiro fez revista que marcou época

As 163 páginas, que reuniram conteúdo produzido a muitas mãos, contaram a história do centenário

5 ABR 2021 - 16h40min
Da Redação
Há 29 anos, O Pantaneiro contava a história da Aquidauana centenária em 163 páginas impressas no maquinário, já castigado pelo tempo de uso, como descreveu Lima Neto, o editor, no editorial à época. É a mesma off-set que até hoje coloca tinta no papel por aqui. Quem diria, que mesmo cansadas, as ferragens virariam o século, e continuariam firmes e fortes, dando vida a este jornal, semana a semana. 
 
Mas não é sobre o parque gráfico de O Pantaneiro que viemos divagar aqui e sim, sobre a revista, uma das dezenas de projetos tocados pelo ousado editor deste semanário, editada em 1992 para homenagear Aquidauana, que completava 100 anos naquele 15 de agosto. 
 
Pensada como um presente para a cidade, a publicação “foi um trabalho de muitas mãos”, descreveu Lima Neto, e elaborado aos trancos e barrancos. “Tínhamos muita vontade e todos os desafios pela frente”, definiu naquele prefácio.
 
Dá para imaginar o “ufa” que foi reunir todo o conteúdo ofertado pelos mais de 40 nomes listados logo na terceira página do material. “Juntamos poetas, pintores, fotógrafos, professores, escritores, jornalistas, músicos, historiadores, aquidauanenses, daqui e distantes. Todos os que pudessem contribuir com espécie de monumento de palavras ao centenário”, também elencou o editor. 
 
Mas, o mais curioso é que a revista foi publicada não só como uma homenagem, mas como uma promessa, de começar e estimular a organização das memórias da cidade. “Quiçá possamos com a participação de outros aquidauanenses, de nascimento ou adoção, cumprir este compromisso, com certeza um presente perene, que a Aquidauana Centenária bem o merece”, concluía Lima Neto naquela apresentação em tributo ao centésimo aniversário da cidade.
E não é que, de um jeito ou de outro, até hoje O Pantaneiro está nesse compromisso. Não é à toa que em 2020, quando completou o 55° ano de existência, este jornal começou a divulgar textos sobre situações vividas por moradores de Aquidauana, Anastácio e região. 
 
O projeto “Memórias Pantaneiras” traz conteúdo do passado, já registrado nas páginas deste impresso ou não. Algumas das memórias são escritas à mão pelos nossos mais antigos moradores. Todo o conteúdo enviado por colaboradores é divulgado no portal on-line e depois, reproduzido aqui, neste semanário, ficando para sempre documentado. Missão dada é missão cumprida.
 
O Pantaneiro completa 56 anos em 2021 e segue “contando a sua história”. A nossa começou no mês 5 de 1965, um ano após o Golpe Militar no Brasil e nunca abandonamos a empreitada, apesar de todas as batalhas travadas para continuar entregando jornalismo de qualidade ao povo aquidauanense, ao povo do Pantanal.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Institucional - Junho21 - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Faleceu na sexta-feira o estimado Corumbá

2
Aquidauana

Falece Dr. Roberto Trindade, vítima de Covid-19

3
Geral

Jovem de 24 anos morre em acidente depois de ser arremessado de veículo

4
Aquidauana

Jandira Trindade torna-se imortal na Academia Feminina de Letras e Artes de MS

Informe Publicitário

Informe

Carne Angus certificada é na Atlântico Supermercados

Previsão do Tempo

min14 max25

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max25

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Joinha Restaurante e Pizzaria

Rua Antonio João, 443 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5754
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar CAIC (PSF - CAIC) - Programa Saúde da Família Vila Pinheiro

R. Francisco Pereira Alves, s/nº Pavilhão 1 CAIC Bairro: Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3637
Som e Acessórios

Adil'Som (Adilson e Edimilson)

Rua Antônio João, 523 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-5561
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo