X
Protetor

Irmãos pintam tela que eterniza a luta das tribos para proteger o Pantanal

Para homenagear a cultura indígena, nesta segunda-feira (14) a Câmara Municipal de Miranda fixou o quadro “Protetor”, medindo três metros de largura e dois de altura, em uma área de visitação. O quadro foi confeccionado pelos irmãos Terena de Nioaque, Libencio e Elzo Lourenço, conhecidos como Kuka e Tedão.

Segundo o vereador Giorgio Cordella (PODEMOS) compartilhou com a reportagem do O Pantaneiro, a Casa procurou por vários artistas para a criação de algo que representasse a cultura indígena, que é algo muito importante e respeitado no município. Após quase três dias, encontraram os irmãos.

O quadro foi feito em uma moldura toda de casca de árvores, mostrando ainda que os povos indígenas são capazes de tudo para proteger a fauna e a flora, além de usar uma temática muito atual. Todos ficaram tão impressionados com o trabalho que decidiram realizar uma monção honrosa aos irmãos durante o evento de fixação do quadro.

“Foi muito bonito os outros vereadores participando, elogiando o trabalho. Através dessa homenagem começamos a pensar em várias questões da cultura, foi um ressurgimentos do interesse pela arte, principalmente pela arte milenar indígena. Esses índios têm no DNA dele essa cultura da arte ancestral”, destaca o vereador Giorgio.

Libencio Lourenço, o Kuka, na Câmara Municipal de Miranda. (Foto: Facebook Aldeia Taboquinha)

A obra “Protetor” mostra uma criança com os braços abertos, protegendo a natureza com o próprio fogo das chamas que se aproximam. As características físicas da criança são inspiradas no sobrinho do pintor. “Esse é o reconhecimento do meu trabalho e da nossa luta. Como sou índio Terena sofro com meus patrícios perdendo nossas matas e animais”, disse Kuka para O Pantaneiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Civil prende suspeitos de latrocínio em Ribas do Rio Pardo

Taxista foi assassinado e Corolla levado para Campo Grande

Política

Ação Ambiental realiza conscientização na Biblioteca SESI de Aquidauana

Atividade contou com a participação das crianças do projeto de robótica da biblioteca e alunos do 2º ano da Escola Municipal Erso Gomes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo