Representantes locais levaram arte, identidade e saberes ao evento internacional em Corumbá
Assessoria de Comunicação
Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, artesãos das comunidades indígenas de Nioaque participaram do Festival das Américas 2025, realizado entre os dias 15 e 18 de maio, na cidade de Corumbá.. O evento reuniu representantes culturais de diversos países, promovendo uma rica troca de experiências, saberes e tradições.
Representando Nioaque, participaram o artista Kuka Terena, da Aldeia Cabeceira, e Zuleica, da Associação Prosperando, da comunidade Água Branca.
Kuka levou ao festival pinturas autorais inspiradas em suas próprias músicas, demonstrando sua versatilidade como DJ e artista plástico. Ele também conduziu oficinas de arte, compartilhando técnicas e vivências culturais com o público.
“É muito importante mostrar o nosso artesanato e nossa cultura para outras pessoas. Fiquei feliz por levar um pouco da Aldeia Cabeceira para o mundo”, disse Kuka.
Já Zuleica apresentou o trabalho artesanal desenvolvido pela Associação Prosperando, iniciativa voltada à valorização cultural e geração de renda para mulheres indígenas.
“Pude conhecer outros povos, compartilhar o que fazemos e aprender também. Foi emocionante representar Nioaque com meu trabalho”, afirmou.
A comitiva foi acompanhada pelo diretor de Cultura, Elzo Cézar B. Lourenço, que celebrou a participação dos artistas:
“Foi um momento único para valorizar o talento dos nossos artesãos e mostrar ao público a força da cultura indígena de Nioaque.”
O secretário municipal de Cultura, Dionas Martins, também destacou a importância da iniciativa:
“Nosso compromisso é apoiar, incentivar e dar visibilidade à cultura local, especialmente às comunidades indígenas, que são parte fundamental da história e da riqueza cultural do nosso município.”
A presença dos artistas no festival reforça o empenho da gestão municipal em valorizar a cultura indígena, fortalecer a economia criativa e promover a arte como instrumento de identidade e inclusão.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Geral
Servidor aposentado teve acesso ao remédio após atuação da Defensoria Pública de MS
Esporte
Zanin já se prepara para a próxima disputa, marcada para o próximo domingo
Voltar ao topo