X
Saúde

Prefeitura de Nioaque realiza "Dia D" da vacinação antirrábica animal

Ação foi realizada na Praça Central do município

Divulgação/Prefeitura de Nioaque

A Prefeitura de Nioaque, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, realizou no último sábado (25) o "Dia D" da vacinação antirrábica animal.

A ação foi realizada na Praça Central de Nioaque e atendeu diversos pets dos moradores de Nioaque, com o objetivo de previnir a raiva – doença letal que pode atingir os companheiros de 4 patas e, em alguns casos, também, os humanos.

O que é a raiva?

A doença é uma zoonose (doença transmitida do animal para o homem) letal que, durante muitos anos, ficou erradicada dos grandes centros urbanos. No início da doença, há alteração comportamental, mudanças de hábitos, salivação excessiva, latidos ou miados com maior frequência e agressividade. Com o agravamento do quadro, o animal passa a ter os músculos rígidos, fazendo com que tenha dificuldade para deglutir e mastigar, causando a famosa “boca espumando”, já que não consegue engolir a saliva. Este quadro pode evoluir para crises convulsivas e paralisia total do corpo.

O controle da raiva é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo