A polícia civil vai incinerar hoje (01) pela manhã, drogas que foram apreendidas em Aquidauana e Anastácio nos últimos meses. O balanço com os resultados será divulgado hoje, bem como a quantidade de entorpecentes que serão incinerados.
A ação envolverá um forte esquema de segurança feito pelos policiais até o local, na Siderúrgica Simasul, localizada em Aquidauana e contará com presença de autoridades policiais da região.
Em abril do ano passado, entrou em vigor a lei 12.961/2014, que agiliza a destruição de drogas apreendidas pela polícia. A mudança evita o armazenamento de drogas nas delegacias e depósitos da polícia, reduzindo os riscos de ataques de criminosos.
De acordo com a lei 12.961/2014, no caso de flagrante, a droga será destruída no prazo de 15 dias, na presença do Ministério Público e da autoridade sanitária. Quando não houver prisão em flagrante, a droga será incinerada no prazo de 30 dias, a partir da data da apreensão, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo.
A medida altera a lei 11.343/2006, que trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). A norma estabelecia a destruição das drogas apreendidas apenas após o encerramento do processo judicial. No entanto, a Justiça concedia autorização de incineração duas vezes no ano. Uma no primeiro semestre e outra no final do ano.
Maracajú ? A polícia civil de Maracajú, incinerou na segunda-feira (30) mais de 14 toneladas de drogas. Entre os entorpecentes incinerados estavam maconha, cocaína, crack e sintéticos como ecstasy e LSD, que foram tirados de circulação na área urbana da cidade.
As drogas que foram incineradas são resultados das apreensões das Polícia Civil e Polícia Militar e na área rural e estradas, pela Polícia Rodoviária Federal, DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e Polícia Militar Rodoviária Estadual, responsável por grande maioria das apreensões realizadas na região.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, participaram do ato de incineração, realizado na Coamo, no município.
De acordo com Azambuja, Mato Grosso do Sul bateu todos os recordes de apreensões de drogas, o que mostra segundo ele, a eficiência das polícias do Estado. ?Um trabalho organizado, articulado, que faz a diferença da nossa segurança pública, e com que a população sinta a presença das forças de segurança?, disse Reinaldo.
Colaborou Mariana Rodrigues - Campo Grande News