Indígenas de Aquidauana e Miranda vão se apresentar na Câmara dos Deputados

19/04/2013 10:45


O Quarteto Terena, formado por indígenas oriundos de aldeias de Aquidauana e Miranda, foi convidado a se apresentar na sessão solene em homenagem ao Dia do Índio, que acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 14 horas, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O convite foi feito pelo deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), entusiasta da causa indígena, e pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
 
Eles encaminharam ofício à Assembleia Legislativa do Estado, solicitando apoio para que os índios se apresentem em Brasília. A intermediação foi feita pela deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas.
 
O quarteto é formado por Jonathan José, Saul de Oliveira, Adelino de Oliveira e Hilário de Oliveira Jorge. O primeiro nasceu na aldeia União, próximo a Miranda, e os outros três são nativos da aldeia Bananal, município de Aquidauana. Todos moram, atualmente, em Campo Grande.
 
Os quatro integrantes são evangélicos, e usam a música para divulgar tanto as mensagens da Bíblia Sagrada quanto da causa indígena.
 
Durante a apresentação em Brasília, eles irão entoar três músicas: ?Te damos graça?, ?Triste e sombrio foi meu viver? e ?Áko?one Nguvóvone?, em língua terena, que significa ?Em nada ponho a minha fé?.
 
?Essa é uma oportunidade ímpar dos nossos indígenas mostrarem seu talento, em um evento tão importante, onde haverá uma destacada integração entre indígenas e não indígenas?, resumiu Mara Caseiro.

redação / Aníbal Placêncio