Cultura

FCMS entrega Kit Literário a Aquidauana, Anastácio e outros 38 municípios

Evento será realizado nesta quinta-feira. Cada um dos kits é composto por 200 obras literárias.

28/08/2013 13:15


Moradores de Aquidauana, Anastácio e outros 38 municípios serão beneficiados com a cerimônia de entrega da 4ª edição do Programa de Incentivo à Leitura - Força da Cidadania. O evento será realizado nesta quinta-feira (29), às 11 horas, no Anfiteatro da Governadoria, em Campo Grande, com a presença do governador André Puccinelli e do presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Américo Calheiros.
 
O Kit Literário é composto, cada um, por 200 obras literárias e tem o objetivo de estimular a leitura. Para isso aposta no incentivo à criação, implantação e desenvolvimento de bibliotecas de todos os municípios do Estado. Também contribui para a preservação e difusão da memória histórica e cultural de Mato Grosso do Sul.
 
De acordo com o presidente da FCMS, a entrega dos Kits é um compromisso do governo do Estado em dar oportunidades à democratização da informação e permitir o acesso ao bem cultural. "As políticas públicas de cultura visam melhorar e aperfeiçoar o atendimento aos municípios por meio de suas bibliotecas públicas. Esses livros, doados para compor o acervo das bibliotecas, representam um estímulo, uma valorização e uma grande difusão da literatura regional e nacional?, aponta Américo Calheiros.
 
O valor do investimento feito nesta iniciativa é de R$ 320 mil, sendo que 38% deste valor são garantidos pelo governo estadual por meio das publicações patrocinadas pelo Fundo de Investimentos Culturais e Fundação de Cultura de MS e 62% são doações da Fundação Biblioteca Nacional.
 
Neste ano, serão distribuídos 8 mil livros. Contando com as edições anteriores, o projeto vai atingir a marca de 30 mil publicações distribuídas. ?Estas publicações valorizam, destacam e divulgam a cultura em seus diversos aspectos: patrimonial, arquitetônico, gastronômico, histórico. E também abordam a arte do teatro, dança, musica, cinema e da própria literatura?, finaliza Calheiros.
 
O anfiteatro da Governadoria fica localizado à Avenida do Poeta, s/n Bloco 08 - Parque dos Poderes.

redação / Aníbal Placêncio