Definida fórmula de disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Comparada aos anos anteriores, competição ficou mais reduzida. Pontos corridos darão a tônica da disputa nas três fases.

09/10/2013 15:25


Com a presença de dirigentes das equipes já garantidas na Série A de 2014, o Conselho Arbitral do Campeonato Sul-Mato-Grossense definiu a fórmula de disputa da competição para as próximas duas temporadas. O debate ocorreu nesta terça-feira (08), na sede da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
 
De acordo com a Federação, serão 14 times disputando o principal título do futebol estadual: Aquidauanense, Cene, 07 de Setembro, Naviraiense, Águia Negra, Comercial, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Misto, Novoperário e Urso, além das duas equipes que garantirem o acesso pela Série B.
 
Na primeira fase, as 14 equipes serão divididas em duas chaves de sete. Os times do grupo A jogarão contra os times do jogo B em partidas de ida, e os quatro melhores de cada chave garantem classificação.  A segunda fase vai ter dois grupos com quatro equipes. Em cada chave, os times se enfrentam entre si em jogos de ida e volta, e os dois melhores de cada grupo avançam para o quadrangular final.
 
As quatro equipes classificadas se enfrentarão em partidas de ida e volta, e quem somar mais pontos garante o título e as vagas na Copa do Brasil 2015 e na Série D 2015, enquanto o vice-campeão jogará apenas a primeira competição.
 
Em comparação com os anos anteriores, o formato do Campeonato Sul-Mato-Grossense ficou bem mais curto. A competição tem início marcado para o dia 12 de janeiro e término previsto para o dia 30 de março.
 
Torneio do rebaixamento
 
As equipes classificadas em 5º, 6º e 7º lugar nos respectivos grupos na primeira fase disputarão um torneio com jogos de ida e volta. As duas últimas colocadas caem para a Série B em 2015.

redação / Aníbal Placêncio