Geral

Certificação digital é mais um serviço oferecido por associações comerciais de MS

20/10/2013 08:00


A partir desta semana, a Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul) começa a coordenar sete pontos de atendimento para certificação digital no estado através da Certisign, líder do segmento no Brasil, que já emitiu mais de três milhões de certificados.
 
O certificado digital é basicamente uma identidade eletrônica que, através do sistema de comunicação online, transmite os dados de uma empresa, pessoa ou site, garantindo total segurança digital e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente.
 
O presidente da Faems, Antônio Freire, incentivou os agentes de registro que farão os atendimentos. ?Antigamente, as associações comerciais e empresariais eram estagnadas. Hoje as coisas mudaram e este grupo faz parte da mudança?, disse. Freire também destacou a importância do bom atendimento. ?É um serviço a mais que as associações comerciais e empresariais podem oferecer e independentemente das pessoas, o serviço tem que ser bem oferecido?.
 
O supervisor comercial de canais da Certisign, Cesar Oliveira Araújo, esteve em Campo Grande para receber os agentes e dar mais esclarecimentos. ?Estamos em uma fase que o e-commerce está alavancando e as empresas estão reconhecendo a importância do certificado?, destacou.
 
Tipos de certificado
 
A Certisign atende pessoas físicas, microempresas e multinacionais. ?O certificado é obrigatório, exigido pela Receita Federal e traz transparência para os processos?, lembrou o supervisor. A validade do certificado digital varia entre 12 e 36 meses e pode ser emitido para e-CPF, e-CNPJ, NF-e, além de diversos tipos para sites empresariais.
 
Os pontos de atendimento estarão integrados às associações comerciais e empresariais de Corumbá (ACIC), Ponta Porã (ACEPP), Três Lagoas (ACITL), Dourados (ACED), Maracaju (Assema), São Gabriel do Oeste (Acisga) e Campo Grande (ACICG).

Stephanie Ribas