Confira os resultados deste sábado pela Série A, Brasileiro Feminino e dois estaduais

Na Série A, Flamengo e Cruzeiro se despedem com empate. Já o Náutico bate o Corinthians. No Brasileiro Feminino, Centro Olímpico-SP é campeão

08/12/2013 10:10


CAMPEONATO BRASILEIRO 2013 (38ª RODADA)
 
Flamengo 1 x 1 Cruzeiro (*foto)
De um lado, o campeão da Copa do Brasil, que voltava a jogar diante de sua torcida após o título. Do outro, o campeão brasileiro com quatro rodadas de antecipação. No meio, a taça das duas competições e a celebração das equipes. No fim, o empate por 1 a 1 entre os tricampeões Flamengo e Cruzeiro, na noite deste sábado, no Maracanã, fechou a temporada com sensação de dever cumprido de ambos os lados e a expectativa pela disputa a Taça Libertadores em 2014. Hernane abriu o placar, e Souza igualou para os mineiros.
 
O Flamengo começou melhor, mas perdeu Paulinho, Amaral e Samir por lesão (Bruninho não saiu mas jogou parte do segundo tempo sem condições) e teve muitas dificuldades de segurar o ímpeto do Cruzeiro, que empatou na etapa final e poderia ter virado. Só não conseguiu porque brilhou a estrela do jovem goleiro César, que aos 21 anos fez sua estreia como profissional, deixou o campo com cinco defesas difíceis e teve o nome gritado pela torcida.
 
- Antes do jogo, estava com essa ansiedade, desde ontem (sexta-feira). Eu e minha esposa ficamos falando sobre isso, oramos juntos. Só tenho que agradecer ao pessoal da comissão técnica, ao Jayme (de Almeida), ao pessoal da fisioterapia. Passei por uma cirurgia no fim de 2012, fiquei seis meses parado, só consegui voltar a treinar no meio deste ano. Estava há um ano e meio sem jogar - afirmou César.
 
Se o Cruzeiro tivesse conseguido, teria superado o recorde do São Paulo, que em 2006 foi campeão com 78 pontos e 22 vitórias. A Raposa, que depois do título teve duas derrotas e dois empates em quatro rodadas, parou em 76 pontos e 23 vitórias.
 
- O gol foi importante. Ainda mais para quem não vem jogando. Empatar com o Flamengo no Maracanã sempre tem gosto de vitória. Temos que manter esse ritmo forte no ano que vem para conseguir outro campeonato - avaliou o volante Souza.
 
Antes da partida, o clima era de festa no gramado. Os jogadores do Flamengo posaram para a foto comemorativa do título da Copa do Brasil com a torcida ao fundo. Com as taças da Copa do Brasil e do Brasileiro lado a lado na beira do campo, rubro-negros e cruzeirenses trocaram faixas de campeão e tiraram fotos juntos. A torcida, que compareceu em bom número (32.624 pagantes, com renda de R$ 1.304.305), celebrou na arquibancada e aproveitou para provocar os rivais Fluminense e Vasco, que neste domingo lutam para escapar do rebaixamento.
 
No telão do Maracanã foi feita uma homenagem a Nelson Mandela, que morreu na quinta-feira, além de ter sido respeitado um minuto de silêncio pelo ex-presidente da África do Sul. Mesmo com o clima ameno, houve espaço para mais um protesto do Bom Senso FC, com os jogadores trocando passes sem tentar as jogadas por alguns segundos logo após o apito inicial.
 
 
Náutico 1 x 0 Corinthians
Um campeonato para esquecer: assim ficará lembrado o Brasileirão 2013 na memória dos torcedores de Corinthians e Náutico. Rebaixado com seis rodadas de antecedência, o Timbu ao menos conseguiu alegrar sua torcida na despedida da Série A: venceu o Timão por 1 a 0 na Arena Pernambuco, na noite deste sábado, evitando assim o recorde de pior campanha da história dos pontos corridos. De quebra, estragou o adeus ao lateral Alessandro e ao técnico Tite, que se despediram do clube do Parque São Jorge com derrota e sem fazer um gol no lanterna (no primeiro turno, deu empate em 0 a 0, no Pacaembu).
 
O gol de Derley no início do segundo tempo levou o Náutico aos 20 pontos. Caso fosse derrotado, o time pernambucano superaria a marca do América-RN, que detém o pior retrospecto da história do Campeonato Brasileiro no formato atual. A última vitória alvirrubra havia sido no dia 1° de outubro, 2 a 1 sobre a Ponte Preta, pela 25ª rodada. Para o Timão, o jogo representou o fim de uma temporada decepcionante, na qual os títulos do Paulistão e da Recopa ficaram como prêmios de consolação.
 
Com 50 pontos ganhos em 38 jogos, o Corinthians termina o ano com uma campanha longe do esperado pela diretoria e pela torcida, especialmente por conta do elenco milionário montado desde janeiro. O Timão fez apenas 27 gols no Brasileiro. Só o Náutico fez menos: 22. Após quatro anos seguidos, o Timão fica fora da Libertadores. E o Timbu volta à Série B após duas temporadas na elite.
 
 
CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO 2013 (FINAL - JOGOS DE VOLTA)
Centro Olímpico-SP 2 x 1 São José-SP (Ida: 2 x 2)
*Centro Olímpico é campeão do Brasileiro Feminino.
 
CAMPEONATO PARAENSE 2014 (FASE PRELIMINAR - 7ª E ÚLTIMA RODADA)
Tuna Luso 1 x 1 Castanhal
Independente-PA 0 x 2 Gavião
Águia 5 x 2 Time Negra
São Raimundo-PA 2 x 1 Parauapebas
*Independente e Gavião estão classificados para a fase principal do Paraense 2014.
*Já Tuna Luso e Time Negra estão rebaixados para a Segunda Divisão.
 
CAMPEONATO TOCANTINSE SEGUNDA DIVISÃO 2013 (SEMIFINAL - JOGOS DE VOLTA)
Araguaína 3 x 1 São José-TO (Ida: 2 x 1)
Tocantins 2 x 3 Sparta (Ida: 4 x 0)
*Araguaína e Tocantins estão na final do campeonato e garantidos na Série A do Tocantinense 2014.

Globoesporte.com