Aquidauana

Professores apresentam fotos com temas ambientais em sessão da Câmara

Exibição é o resultado final da oficina fotográfica promovida pela UFPR/ITTI

22/06/2014 08:00


Professores municipais de Aquidauana participaram de uma sessão da Câmara de Vereadores, onde apresentaram ensaios fotográficos produzidos na oficina fotográfica ?Questões Ambientais em Foco?, promovida pelo PEA (Programa de Educação Ambiental) do projeto ?BR-262 ? Faço parte deste Caminho?. O projeto é realizado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), por meio do ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura), desde o ano passado na cidade.
 
As imagens exibidas para os vereadores traziam problemas existentes em torno das escolas da cidade, como falta de placas de sinalização, necessidade de ampliação da coleta de lixo e de colocação de lixeiras com separações específicas, entre outras situações que foram debatidas em sala de aula com os alunos.
 
Durante a sessão, o diretor do NTE (Núcleo de Tecnologia) de Aquidauana, Josué Cabral, explicou para o público presente o trabalho desenvolvido pela UFPR/ITTI em parceria com o NTE. A representante do PEA, Christiane Gioppo, responsável pela oficina de fotos, também teve espaço e explanou sobre o projeto desenvolvido na BR-262/MS, entre os municípios de Anastácio e Corumbá.
 
A discussão referente às questões ambientais de Aquidauana sensibilizou os vereadores, que solicitaram a realização de uma audiência pública, possivelmente no mês de julho, para estudar mais detalhadamente os problemas abordados e para buscar soluções para os mesmos.
 
Programa de Educação Ambiental
 
O Programa de Educação Ambiental é um importante instrumento para a implantação de empreendimentos rodoviários, ferroviários e hidrovias que, de alguma forma, afetem o meio ambiente e, por consequência, a qualidade de vida das populações. Possibilita ao indivíduo e à coletividade se perceberem como sujeitos sociais capazes de compreenderem a complexidade da relação sociedade-natureza, agindo em prol da prevenção de riscos e danos socioambientais causados por intervenções no ambiente.
 
BR-262 ? Faço parte deste Caminho
 
O Projeto de Gestão Ambiental das obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura. A parceria é realizada por meio de cooperação com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

redação