Aquidauanense Talita confirma boa fase e vence Grand Slam de Long Beach

Talita e Larissa lideram a corrida olímpica brasileira. Próximo desafio será na Polônia.

24/08/2015 07:50


Em mais um capítulo da acirrada rivalidade entre Brasil e Estados Unidos, melhor para a aquidauanense Talita e a capixaba Larissa, que confirmaram a boa fase. Elas foram as campeãs do Grand Slam de Long Beach do Circuito Mundial, na casa das adversárias da final, Kerry Walsh e April Ross, na tarde deste domingo (23).
 
Talita e Larissa bateram as norte-americanas pelo placar de 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/16, em 54 minutos de confronto. Apesar de alguns momentos de dificuldade e esboço de reação de Walsh e Ross, as brasileiras sempre mantiveram a dianteira no marcador.
 
"Foi um jogo difícil. A gente se preparou bem, pois sabíamos que seria um jogo diferenciado. A Walsh não estava atacando, mas, mesmo assim, elas têm um sistema defensivo e um saque muito bom. Focamos na nossa virada de bola e nos momentos em que ela não estavam bem no ataque", analisou Talita, que fez o ponto final da partida em um saque, ao site da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).
 
A vitória rende uma premiação de 57 mil dólares às campeãs, que também somam 800 pontos no ranking da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) e na corrida olímpica brasileira. A capixaba e a aquidauanense lideram a disputa por uma vaga aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com 4.040 pontos.
 
A próxima parada é no Grand Slam da Polônia, em Olsztyn, já nesta semana.
 
Rio 2016
 
A corrida olímpica brasileira será definida da seguinte forma: uma dupla masculina e uma dupla feminina conquistarão a classificação pela pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015, previamente definidos. Os times poderão descartar os dois piores resultados ao longo da temporada.
 
Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.

da Redação - Aníbal Placêncio