Com presença da aquidauanense Talita, CBV define planejamento para as Olimpíadas

Confederação anunciou como será a preparação da equipe brasileira. País terá quatro duplas no vôlei de praia.

17/09/2015 08:35


Com a presença da aquidauanense Talita e da capixaba Larissa, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou o planejamento de preparação das equipes brasileiras de vôlei de praia para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a composição da delegação em cada naipe, masculino e feminino.
 
Por terem terminado em primeiro na Corrida Olímpica Brasileira, Talita/Larissa já haviam garantido vaga nas Olimpíadas, assim como Alison/Bruno Schmidt. Em evento realizado nesta quarta-feira (16), a CBV convocou as outras duas duplas titulares, Ágatha/Bárbara Seixas, no feminino, e Evandro/Pedro Solberg, no masculino. Para a reserva, foram anunciados Juliana/Maria Elisa e Ricardo/Emanuel.
 
De acordo com a Confederação, o anúncio da composição da equipe brasileira de vôlei de praia, anteriormente previsto para janeiro de 2016, foi antecipado para fortalecer a preparação olímpica, que terá seu início mais cedo.
 
?Nossa decisão de antecipar a convocação faz com que as duplas convocadas hoje [quarta, 16] possam igualmente antecipar seu planejamento em igualdades de condições com as duplas definidas na semana passada, em lugar de terem que aguardar até janeiro. Esses meses a mais serão importantes para uma boa preparação olímpica", explicou o diretor de vôlei de praia da CBV, Fulvio Danilas.
 
O representante da Confederação acrescentou que um planejamento definitivo de preparação será montado a partir destas conversas e da divulgação do calendário de competições da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) de 2016, que acontecerá em meados de outubro. "Hoje mesmo já tivemos nossa primeira reunião preliminar."
 
O corpo técnico da CBV chegou à composição da equipe brasileira após analisar a performance técnica dos atletas participantes na Corrida Olímpica e em toda a temporada internacional. Também considerou fatores físicos e psicológicos e os confrontos com as equipes estrangeiras mais bem colocadas no Ranking Mundial.

Ouro inédito

Formada em junho do ano passado, a parceria Talita/Larissa sempre deixou claro que o seu grande objetivo é conquistar um ouro olímpico que seria inédito para as duas.

A atleta aquidauanense vai disputar as Olimpíadas pela terceira vez. Em 2008, em Pequim, ao lado de Renata, terminou na quarta posição. Quatro anos depois, em Londres, já ao lado de Maria Elisa, foi eliminada nas oitavas de final.

Já a capixaba conquistou o bronze em 2012, quando formava dupla com Juliana.

da Redação - Aníbal Placêncio