Palestra trouxe para Aquidauana soluções práticas de como escapar da crise

A presença online foi especialmente abordada pelo palestrante

21/09/2015 19:29


Um grande sucesso de público, Aquidauana recebeu neste domingo (20) a palestra ?Escape da Crise? apresentou práticas, ferramentas e dicas necessárias para que os profissionais liberais, micro e pequenos empresários possam explorar as oportunidades e contornar as dificuldades que surgem com a crise econômica. O evento foi conduzido por Kenneth Corrêa do grupo WTW que é administrador, professor e palestrante nas áreas de gestão, marketing, planejamento e tecnologia.
 
As notícias sobre a economia do Brasil não estão animadoras. Num cenário de pessimismo e baixa confiança, muitos empresários acabam retraindo sua atuação, reduzindo despesas e deixando os investimentos em visibilidade de suas marcas, produtos e serviços em segundo plano.  O problema é que a crise não dura para sempre, mas a redução do investimento pode significar o desaparecimento da empresa perante o mercado consumidor.
 
Crise também pode ser sinônimo de oportunidade. Enquanto muitos empresários adotam a redução, outros podem aproveitar para diferenciar-se perante a concorrência, mudando a abordagem e, consequentemente, obtendo resultados diferentes. O evento ?Escape da Crise? teve como objetivo apresentar ferramentas e práticas que podem oferecer retorno, mesmo em tempos de crise, e como medir esse retorno e avaliar a efetividade das novas práticas adotadas.
 
Uma dessas práticas, a presença online; em sites, redes sociais, e-commerce e marketing digital foi especialmente abordada pelo palestrante. Para ele, estar presente no mundo digital é, cada vez mais, decisivo num mercado competitivo. Isto porque, os consumidores têm buscado informações sobre as empresas com as quais querem fazer negócio (comprar produtos ou serviços), em buscadores, como Google ou, pelas redes sociais, que levam aos sites das próprias empresas.
 
A palestra intitulada ?Como se adaptar e sobreviver à crise? abordou alguns dos principais caminhos e estratégias de baixo custo para que as empresas se diferenciem da concorrência e se destaquem, sendo lembradas e encontradas pelo consumidor final.
 
No evento Kenneth deixou bem claro que presença online é uma vitrine, um catálogo, que está disponível e é acessível a praticamente todos os empresários de diversos segmentos de tal forma que estar ausente do mundo digital significa perder vendas para concorrentes que tomaram esta decisão.
 
Dados do IBGE mostram que em Aquidauana 38 mil pessoas atualmente acessam a internet e 32 mil internautas, cerca de 71% da população, hoje tem perfil no Facebook, uma das redes sociais mais acessadas.
 
O evento contou com a presença da Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana, Rita Maluf e também de vários empresários e representantes do setor. Todos os presentes foram unânimes em concordar sobre a importância da presença online no comércio. ?A internet realmente é um leque para fazer investimentos?, ressaltou Vanessa Loesia, do grupo Estrelinha.
 

Giselli Figueiredo - da Redação