Esportes

Boxeador de Aquidauana se prepara para disputar seu terceiro Brasileiro

Weslley Ramos, 21 anos, conseguiu classificação na categoria até 64 quilos. Competição nacional está marcada para o mês de novembro.

24/09/2015 08:15


Conhecido por ser um dos principais boxeadores de Mato Grosso do Sul, o jovem Weslley Ramos, 21 anos, está se preparando para mais um desafio em sua carreira. Pela terceira vez, ele vai integrar a disputa do Campeonato Brasileiro de Boxe, marcado para 07 a 15 de novembro, em Aracaju (SE).
 
Atleta da Associação Aguilera's de Boxe, ele treina sob orientação da professora de artes marciais Ingleds Aguilera. A vaga para a competição nacional veio após ele ficar em terceiro lugar na seletiva do Centro-Oeste - os pugilistas de cada uma das cinco regiões do país foram avaliados por equipes técnicas da Confederação Brasileira de Boxe.
 
Weslley compete na categoria até 64 quilos e está animado com a disputa. Em seu primeiro Campeonato Brasileiro, ele ficou em sétimo lugar. Na segunda vez, melhorou seu desempenho e terminou na quinta colocação. Agora, mais experiente, o objetivo é alcançar voos ainda mais altos.
 
"Ele vai em busca de ficar entre os três melhores do Brasil, mas ciente de que as dificuldades serão ainda maiores, pois, desta vez, a seletiva para o Brasileiro separou apenas os melhores de cada região", ressalta a professora Ingleds. Ela foi escolhida como uma das três técnicas de Mato Grosso do Sul para a seletiva, mas não chegou sequer a viajar, por falta de recursos financeiros.
 
A dificuldade em encontrar apoio, por sinal, é o grande problema enfrentado na carreira do boxeador de Aquidauana, nos momentos em que ele tem a chance de levar o nome da cidade para o restante do Brasil.
 
Para estar presente na seletiva, ele contou com o apoio do vereador Anderson Meireles (PT do B) e, a dois meses da competição nacional, está na expectativa de patrocínios para manter os treinamentos e que auxiliem na viagem ao Nordeste, onde morou por muito tempo. Sua história de vida e superação, do Sertão ao Pantanal, foi recente destaque na edição estadual do programa de televisão Globo Esporte, da Rede Globo.
 
Preparação
 
Em meio à preparação para o Campeonato Brasileiro, Weslley terá pela frente o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Boxe, inicialmente marcado para julho. Em decorrência de outros projetos da Fundesporte-MS, não houve tempo para a realização do certame estadual, que será disputado com atraso, nos dias 17 e 18 de outubro.
 
De acordo com a professora Ingleds, apesar da diferença técnica entre as duas competições, o Campeonato Sul-Mato-Grossense possui um nível muito alto e será uma ótima oportunidade para o pugilista corrigir eventuais erros e treinar ainda mais forte, buscando chegar em forma ao Brasileiro.
 
Além de Weslley, a Associação Aguilera's de Boxe está preparando uma grande equipe para o certame estadual, com a presença de revelações do boxe aquidauanense e anastaciano que buscam seguir o mesmo caminho, além dos já "veteranos" Samuel Carvalho e Roque Morel.

da Redação - Aníbal Placêncio