Acenba vai realizar ação solidária no Asilo São Francisco

23/10/2015 11:05


Inspirada na tradição milenar de respeito aos mais velhos, algo que vem de berço na cultura japonesa, a Acenba (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Aquidauana) vai promover uma visita ao Asilo São Francisco. A ação solidária faz parte do projeto "O respeito e a atenção para com o idoso" e será realizada neste sábado (24).
 
Com muitas dificuldades financeiras, o Asilo São Francisco atende aproximadamente 40 idosos - entre os que ali residem ou que estão em regime de internato. Muitos deles sequer recebem visitas.
 
Todos os sócios vão levar pratos de alimentos, salgados e doces, além de cobertores que serão transportados pela diretoria da Acenba, tendo em visto que o período das chuvas está próximo e os idosos tendem a sentir mais frio.
 
Outro objetivo é proporcionar momentos de lazer e brincadeiras com associados participantes, incluindo as crianças. O Grupo Doutores da Alegria, por ter integrantes sócios da Associação e descendentes de famílias nipônicas, estará presente para alegrar os idosos.
 
Também estão previstas atividades para o corpo e a mente, trabalhos manuais e feitio de origamis (dobradura de papel).
 
Segundo o coordenador do projeto "O respeito e a atenção para com o idoso", Flávio Arima, diretor social da Acenba, alguns ocidentais consideram a hierarquia aos superiores e aos mais velhos como submissão, mas, na realidade, isto faz parte da cultura japonesa de ouvir os mais velhos, reverenciá-los e respeitá-los.
 
Ao final, será servido lanche para os idosos.

da Redação