Confira os resultados deste domingo na penúltima rodada do Brasileirão 2015

Vasco vence o Santos e segue com chances de escapar do rebaixamento, mas vai precisar de combinação de resultados na rodada final

30/11/2015 11:00


Vasco 1 x 0 Santos (*foto)
O Vasco segue desafiando o improvável neste segundo turno de Campeonato Brasileiro. A batalha contra a matemática da queda - que chegou a 99% - será levada até as últimas consequências. A vitória na tarde deste domingo por 1 a 0 em cima do time reserva do Santos, em São Januário, mantém as chances de fuga do rebaixamento do Gigante da Colina para a última rodada da competição.
 
E para viver a bonança, foi preciso paciência para esperar a estiagem de uma tempestade. A partida começou com mais de uma hora de atraso por conta de uma forte chuva que caiu na Zona Norte do Rio de Janeiro antes do apito inicial
 
A vitória mantém o Vasco na 18ª colocação, mas agora com 40 pontos - a um de sair do Z-4. A má notícia do dia ficou por conta da vitória do Coritiba, em São Paulo, em cima do Palmeiras. O Gigante da Colina joga agora todas as suas fichas na última rodada justamente contra o Coxa, no Couto Pereira, no próximo domingo. Só a vitória - combinada com tropeços de Avaí e Figueirense - interessa. O Santos, por sua vez, deu adeus às possibilidades de G-4 neste Brasileirão. Porém, antes de encerrar o ano diante do Atlético-PR, o Peixe decide a Copa do Brasil - onde tem a vantagem do empate - na quarta-feira no duelo contra o Palmeiras, na casa do adversário.
 
 
Sport 2 x 0 Corinthians
O Sport impôs ao Corinthians sua primeira derrota após a conquista do hexacampeonato. Neste domingo, na Arena Pernambuco, o Leão fez 2 a 0 no mistão alvinegro, gols de Matheus Ferraz e André.
 
Com o resultado, o time da casa foi a 56 pontos, subiu para a sexta posição, mas não tem mais condições de chegar ao G-4. O Timão segue com 80, 14 à frente do Atlético-MG. A última derrota alvinegra havia sido contra o Internacional, na 26ª rodada. Foram 10 jogos invicto até este domingo.
 
Na última rodada, o campeão brasileiro encerra sua participação diante do Avaí, na Arena Corinthians. O Sport viaja até Campinas para enfrentar a Ponte Preta. Os dois confrontos acontecem às 17h do próximo domingo.
 
 
Grêmio 2 x 1 Atlético-MG
Em um Brasileirão com campeão decidido com três rodadas de antecedência, tinha tudo para ser uma última rodada fria na ponta de cima da tabela. Tinha. Diga isso a gremistas e atleticanos. No embalo dos meninos Luan e Everton, o Grêmio bateu o Atlético-MG por 2 a 1 na Arena, neste domingo, pela 37ª rodada, garantiu a vaga direta na Libertadores e entrou de vez na briga pelo vice. Lucas Pratto até descontou para o Galo, mas não impediu o revés mineiro. E fica tudo para o próximo domingo.
 
O resultado em Porto Alegre reduz para um ponto a distância entre as duas equipes na tabela. O Atlético-MG é 2º colocado, com 66 pontos. O Tricolor vem logo atrás, em terceiro, com 65.
 
Os dois times voltam a campo para a 38ª e última rodada (eletrizante) no próximo domingo, às 17h. Os gremistas encaram o já rebaixado Joinville na Arena Joinville. Os mineiros recebem a Chapecoense, sem maiores pretensões, no Mineirão.
 
 
Atlético-PR 3 x 0 Flamengo
Tanto Atlético-PR quanto Flamengo não sonham com mais nada no Campeonato Brasileiro, mas os dois estiveram muito diferentes em termos de motivação na noite deste domingo. Jogando em casa, o Furacão foi para cima do rival e se deu bem: venceu por 3 a 0, com gols de Roberto e Cleberson (2). Do outro lado, encontrou um time que não ofereceu resistência, aceitou passivamente a derrota e teve péssima atuação.
 
Os paranaenses ultrapassaram os cariocas na tabela. Com a vitória, o Atlético-PR chegou a 51 pontos, pulando de 12° para nono. Na última rodada, enfrenta o Santos na Vila Belmiro, às 17h de domingo.
 
O Flamengo, por sua vez, se manteve com 49 pontos e caiu de 11° para 12°. Encara o Palmeiras no Maracanã também às 17h do próximo domingo.
 
 
Palmeiras 0 x 2 Coritiba
O Coritiba deu um grande passo na luta contra o rebaixamento ao vencer o Palmeiras por 2 a 0, neste domingo, na arena do adversário. Os gols que aliviaram a situação na tabela do Campeonato Brasileiro foram marcado por Juan e Henrique.
 
Na última rodada do Brasileirão, com todos os jogos às 17h do próximo domingo, o Palmeiras visita o Flamengo no Maracanã, enquanto o Coritiba recebe o Vasco no Couto Pereira.
 
Para não ser rebaixado, basta ao Coxa empatar. Se perder, tem que torcer para que o Avaí ou o Figueirense (apenas um dos dois) não ganhe de Corinthians e Fluminense, respectivamente.
 
 
Cruzeiro 3 x 0 Joinville
O Cruzeiro deu um presente para cerca de 25 mil torcedores que estiveram na despedida do Mineirão em 2015. Venceu o rebaixado Joinville, por 3 a 0, gols de Willian, Charles e Alisson, dando o troco da derrota sofrida no primeiro turno, em Santa Catarina.
 
A vitória serve para coroar a boa sequência de 13 partidas invicto e dar ânimo para a próxima temporada. No Joinville, fica a certeza de que muito trabalho deve ser feito para 2016. O jogo, válido, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi disputado no Mineirão.
 
Com o resultado, o Cruzeiro permanece na oitava colocação, com 55 pontos. O Joinville, já com a cabeça na Série B do ano que vem, segue na lanterna, com apenas 31 pontos. Na próxima rodada, a última do Brasileirão, o Cruzeiro enfrenta o Internacional, em Porto Alegre, enquanto o Joinville recebe o Grêmio, em Joinville. Os dois jogos estão marcados para as 17h (de Brasília) do próximo domingo.
 
 
Chapecoense 1 x 3 Goiás
Ainda há esperança para os torcedores do Goiás. O time esmeraldino venceu a Chapecoense na tarde deste domingo, na Arena Condá, e ainda respira no Campeonato Brasileiro. Precisando da vitória, os comandados Danny Sergio foram para cima e conseguiram bater o Verdão do Oeste por 3 a 1, pela penúltima rodada da competição nacional.
 
É difícil, mas há chance. Com o resultado no Oeste catarinense, o Goiás diminuiu para três pontos a diferença para o primeiro time fora da zona do rebaixamento. A equipe precisa vencer o próximo confronto, contra o São Paulo, e torcer por resultados paralelos.
 
Com a derrota, a Chapecoense segue com 47 pontos no Brasileiro e caiu para a 14ª colocação. Na atual posição da tabela, o time ficaria fora da Primeira Liga, no ano que vem. O próximo jogo é diante do Atlético-MG, no Mineirão, neste domingo, às 17h. A equipe goiana tem 38 pontos e está em 19º lugar. Recebe o São Paulo no Serra Dourada, também no domingo, às 17h.

Globoesporte.com