Aquidauana recebe ações de prevenção no combate ao HIV e às hepatites virais

06/02/2016 10:00


Com o período de Carnaval, a Prefeitura de Aquidauana - através do ESF (Estratégia de Saúde da Família) João Jorge Carneiro - vem promovendo ações preventivas no combate às hepatites virais e ao HIV.
 
A equipe esteve no calçadão da Rua Sete de Setembro, Centro de Aquidauana, adotando a estratégia de "corpo a corpo" com o cidadão. Foram distribuídos panfletos educativos sobre como prevenir e tratar essas doenças, além da oferta do serviço de aferimento de pressão.
 
A mesma ação também foi realizada no Shopping Barrakech, na manhã desta sexta-feira (05), buscando alertar a população para que curta a folia com responsabilidade.
 
As principais formas de transmissão da hepatite são o contato íntimo sem preservativo, contato com o sangue, algumas secreções ou objetos cortantes contaminados e até mesmo o consumo de água ou alimentos contaminados.
 
Já o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, ou seja, a doença pode ser transmitida de várias maneiras.

da Redação