Cultura

Lobisomens, porcos amaldiçoados e serpentes de Aquidauana são personagens em livro de terror

Autor natural de Aquidauana relatou misteriosas estórias de sua infância em livro que será lançado nesta sexta-feira

10/08/2016 17:16


Nascido e criado em Aquidauana, o escritor Cesar Christian Ferreira dos Santos lança na próxima sexta-feira, em Campo Grande, o livro ?Histórias ou Estórias de Terror? Contos de uma Família Aquidauanense? com relatos assustadores de criaturas que assombravam sua infância. Personagens como lobisomens, porcos amaldiçoados, bruxas e a praga das serpentes compõem o enredo do material produzido em parceria com a editora Life.

Militar do Exército Brasileiro e professor de língua portuguesa em diversos colégios de Campo Grande, Cesar formou-se na Escola de Sargentos das Armas, em Letras e Literatura pela Unigran e em Docência no Ensino Superior pela Uniasselvi, e atualmente cursa o Mestrado Acadêmico em Letras da Uems. Segundo ele, o objetivo da produção foi o de preservar as memórias do povo de seu local de origem.

 ?O objetivo do livro foi tirar essas narrativas da oralidade, para que não se percam com o passar das gerações. Esta é minha maior preocupação, preservar nossas origens?, explica Cesar.

Segundo ele, o livro é dividido em duas partes. A primeira reúne situações que teriam sido vivenciadas por seus familiares, cujas identidades foram preservadas, e a segunda parte é composta por lendas que se tornaram famosas na cidade de Aquidauana, como o lobisomem que faria aparições no bairro Guanandy, a maldição dos porcos e a praga das serpentes.

?As pessoas escrevem pouco sobre Aquidauana, pelo seu tempo de história e importância no Estado, espero que o livro ajude a elevar o nome da cidade e incentive outros autores a escreverem sobre ela?, comenta o autor.

Dentre as criaturas que figuram nos acontecimentos relatados no livro, lobisomens, assombrações, espíritos, bruxas e sacis, que metiam medo nos netos de dona Edelmira, matriarca da família de Cesar, e em crianças de todo o Brasil, especialmente do interior. ?A partir do momento que as pessoas vêm pra cidade as estórias começam a mudar, surgem as lendas urbanas, mas não podemos esquecer das tradições, de quem nós somos?, afirma Cesar. Quanto à dúvida que dá nome ao livro, o autor mantém o mistério. ?Uns acreditam, outros não, esse é o charme da obra, brincar com a superstição das pessoas?, finaliza.

Serviço

 O lançamento do livro ?Histórias ou Estórias de Terror? Contos de uma Família Aquidauanense?, do autor Cesar Christian Ferreira dos Santos, publicado pela Life Editora, será realizado nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, às 19h30 no Fran?s Café, que fica na rua Marechal Rondon, 2453 ? Centro de Campo Grande. O livro será vendido na ocasião por R$20.


Da Redação