Contribuintes já estão recebendo os Boletos do IPVA 2017

02/12/2016 13:33


Os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 já estão chegando nas residências dos contribuintes de todo o Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a exemplo do que ocorreu no ano passado, novos boatos dão conta de que os boletos seriam falsos. A informação não é verdadeira. A secretaria reforça que todos os contribuintes estarão recebendo as guias de recolhimento até a primeira quinzena de dezembro.
 
De acordo com o secretário Marcio Monteiro, a data para pagamento do tributo só vence em 31 de janeiro de 2017, tanto para pagamento à vista quanto parcelado. Contudo, o governo optou por antecipar o envio dos carnês para que os contribuintes possam se planejar.
 
Para economizar, os boletos continuam sendo emitidos em preto e branco. Dados da Secretaria de Fazenda apontam uma economia de pouco mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos estaduais com a medida.
 
O formulário segue em formato único, independente da opção do contribuinte de pagar à vista ou em até cinco vezes. Quem preferir pagar à vista conta ainda com o abatimento de 15% no valor total apurado.
 
Para os que preferirem o parcelamento, as datas de vencimento serão 31 de janeiro para a primeira parcela; 24 de fevereiro para a segunda; 31 de março para a terceira; 28 de abril para a quarta e a última vence em 31 de maio.
 
pag-sefaz
Boletos podem ser conferidos pela página da Sefaz/ Foto: reprodução/ internet
Em caso de dúvidas, a Sefaz orienta os contribuintes a conferirem o boleto por meio do site, conforme os passos a seguir:
 
1 ? Acesse o site www.sefaz.ms.gov.br
2 ? Clique no banner IPVA
3- Clique em Conferir IPVA 2017
4 ? Informe o Tipo de identificação RENAVAM
5 ? Informe o numero do RENAVAM
6 ? Informe o número do DAEMS no campo DOCUMENTO localizado na parte interna da Guia
7 ? Clique em AVANÇAR.
 
Quem preferir pode procurar uma agência fazendária de seu município ou ainda a Unidade de Acompanhamento e Arrecadação de Outros Tributos em Campo Grande, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 858, Vila Glória. A Sefaz alerta que não existe conferência no site do Detran.

Diana Gaúna ? Subcom.