Dia da Juventude

Aquidauana leva mais de 300 jovens para evento e será sede em 2020

Em momento histórico, DNJ foi o maior evento fora do município que população participou

28/10/2019 16:30


Mais de 300 jovens de Aquidauana participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ), neste domingo (27), em Bonito, que reuniu aproximadamente 1.200 pessoas.  

De acordo com o assessor da juventude da Diocese de Jardim, Paulo Cézar Gonçalves Mendes, o Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, virando uma atividade permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), posteriormente. A data visa o enaltecimento da juventude de todas as dioceses, e o tema é sempre feito de acordo com a Campanha da Fraternidade, que tem como tema este ano políticas públicas, e acontece sempre no último domingo de outubro de cada ano.

“O DNJ vem com o objetivo de enaltecer, relembrar e celebrar a vida e a juventude da igreja em um grande encontro de todos os jovens de todas as dioceses do país. Além disso, veio com a necessidade de evidenciar a participação da Juventude nas Politicas Públicas no nosso país. É preciso ter jovens participando dentro e fora da igreja. A juventude é a aposta para o futuro do país e é importante sua participação”, detalha.

Sobre a maciça participação de Aquidauana, Paulo afirma que é gratificante fazer parte desta equipe. “Este ano, houve a participação de cerca de 1.200 participantes, em sua  maioria jovens. Isso é uma enriquecedor para nosso Estado, e ainda mais para Aquidauana, que contribuiu com cerca de 300 jovens, saindo em seis ônibus e cerca de 30 carros. Foi histórico para Aquidauana, tornando  o maior evento fora do município que a população participou, e por isso foi escolhida para sediar o evento de 2020”.

Indígens das aldeias Limão Verde e Bananal em Aquidauna particparam do evento em grane quantidadex'x

Para a aquidauanense Kenia Kemilly, o DNJ deste ano foi um encontro de muita renovação espiritual. “Vários jovens se dispuseram a experimentar o amor de Deus. A juventude pode ter uma experiência de intimidade com Deus, a experiência de passar o dia inteiro em louvor e adoração, experimentando um pouquinho mais do que Deus tem para oferecer. Uma outra coisa surpreendente foi ver como a juventude das Aldeias se mostra forte nesses encontros, é uma juventude de muita fé e que exala a sede de Deus, o DNJ serviu para mostrar que os jovens podem e precisam buscar a santidade todos os dias. Para o ano que vem espero muito que o DNJ seja ainda mais repleto de experiências e que Aquidauana seja o lugar onde haverá muitos jovens renovados em Jesus”.

Para o pároco de Aquidauana, Padre Paulo do Nascimento de Souza, o encontro foi de muita emoção. “A gente assumiu esse trabalho há três meses e tivemos a grande missão de alavancar a juventude da nossa diocese neste evento. E graças a Deus foram mais de 300 pessoas do nosso município. Ano que vem temos a alegria de ter o Dia Nacional da Juventude aqui em Aquidauana. Queremos fazer um trabalho de avanço cada vez mais ajudar nossos jovens nessa grande missão de evangelização”.



Mariana Oliveira e Samara de Oliveira Souza