Aquidauana

Documentário “5 fases”conta a história de seis famílias de filhos autistas

Filme será exibido no dia 8 de novembro, às 8h, no Cine Atlântico

04/11/2019 12:30


 

Com filhos autistas, Adriana e Thaila foram ao encontro a Sidney para falar sobre as dificuldades que as crianças e suas famílias enfrentam em Aquidauana para desenvolver, falar e tratar sobre o assunto. O objetivo das duas era de auxiliar e conscientizar pais, que muitas vezes não sabem o diagnóstico de seus filhos.

“Ano passado duas mães de Aquidauana que pertencem a Associação dos Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista de Aquidauana e Anastácio (AFaP TEA) me procurou por eu ser professor de informática, para gente desenvolver uma solução, site ou software, afim de viabilizar alguns atendimentos às crianças autistas de famílias mais carentes. Porém nesse meio tempo eu produzi  um curta de dez minutos sobre o meu curso na qual sou coordenador. Elas gostaram do resultado e perguntaram se não poderiam desenvolver um documentário a respeito de como é o processo de criação e adaptação dos pais e seus filhos autistas. Aí aproveitei que o IFMS (Instituto Federal Mato Grosso do Sul) todo lança um edital de projetos de extensão, escrevi a proposta e ela foi aprovada”, conta Sidney Roberto de Sousa

Adriana Ferreira da Silva Duarte, uma das idealizadoras do projeto, tem Arthur, de 11 anos. Seu filho é autista e ela conta a complexidade que o transtorno possui. “Quis fazer este projeto para relatar a nossa vivência no dia a dia com filhos autistas e encorajar os pais a não desistir. A sensação de estar fazendo a diferença de muitas famílias que vivem a mesma situação que eu”.

As reuniões sobre o roteiro para o documentário e a procura pelas famílias aconteceu em maio. “O projeto mudou muito daquela ideia inicial para o documentário final e isso ficou muito bom porque conseguimos abordar ainda mais a complexidade do assunto. A professora Natália, também idealizadora do projeto, auxiliou nas entrevistas”, conta Sidney.

Eles contam que as filmagens terminaram no inicio de setembro e depois passou pela revisão e edição. "Este filme é de pais para pais porque muitos não têm consciência que seus filhos são autistas e acabam tratando de forma equivocada, tanto na questão da saúde como na educacional. Além disso, trazer um pouco de acalento. O filme traz o que é de fato conviver com um filho autista sem nenhuma anestesia, mas também trazer um pouco de acalento para eles mostrado que há outras famílias que passam por isso também e é por isso que você será capaz de lidar. Mostra a luta de cada família e o enfrentamento do problema”, relata.

A versão para o lançamento no dia 8 novembro não terá a exibição em libras, mas após a exibição, o documentário será disponibilizado na internet. O vídeo estará no YouTube gratuitamente com a versão em libras pra deixar o documentários mais inclusivos, porque sabemos que há autistas que são surdos”.

Sinopse

O documentário “5 fases” traz ao espectador o relato de pais de 6 famílias de crianças autistas da região de Aquidauana sobre o seu dia a dia no processo de convivência e criação de seus filhos. Por meio das 5 fases do processo de adaptação destes pais com seus filhos, o espectador poderá conhecer, de forma crua, sincera e sem anestesias, os percalços e batalhas enfrentadas por tais pais a fim de oferecer uma condição de vida digna aos seus filhos. O documentário foi dirigido pelo professor Sidney Sousa do IFMS campus Aquidauana e coproduzido por ele, pela prof. Natália Marcelino e as mães de autistas Thaila Gênova e Adriana Duarte.


Mariana Oliveira