Segurança

PMs de MS se forma em Estágio de Capacitação em Operações na Selva

30/11/2019 11:22


Quatro policiais militares de Mato Grosso do Sul se formaram no Estágio de Capacitação em Operações na Selva do Grupo Integrado de Fronteira (GIFRON) em Manaus.

Os policiais militares Capitão Alves e Cabo Shalmon do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Tenente Raphael do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e Cabo Caetano do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária Estadual concluíram o curso nesta sexta-feira.

O curso teve o total de 60 horas e abordou técnicas fluviais, utilização de GPS, patrulhas, noções de sobrevivência e orientação fluvial e aconteceu no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

O Centro de Instrução de Guerra na Selva, CIGS foi criado em 02 de março de 1964, pelo decreto Nr 53649, tendo como seu primeiro Comandante o então Major de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira.

O primeiro curso de Guerra na Selva funcionou no ano de 1966, os cursos eram ministrados em duas categorias, uma para oficiais e outra para subtenentes e sargentos. À partir de outubro de 1969, passou a ser de três categorias: “A” para oficiais superiores, “B” para Capitães e Tenentes e “C” para Sub Tenentes e Sargentos.

Ao longo de seus 55 anos de existência, o CIGS especializou 6.512 combatentes de selva, sendo 561 de nações amigas (até 4 Jul 2019).

Devido ao trabalho daqueles que antecederam a atual geração, este Centro tem o status e a responsabilidade de especializar o melhor combatente de selva do mundo.


PMMS