Preservação Ambiental

UEMS inaugura laboratório focado na preservação do Pantanal

Agora, a UEMS-Aquidauana possui o 1º Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira

07/12/2019 10:20


Com o apoio do Sicred, foi inaugurado o 1º Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira, na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana. O evento aconteceu no campus universitário, na tarde desta sexta-feira (6), em que os convidado puderam experimentar alimentos preparados com ingredientes nativos da região.

Para a coordenadora de projetos, a professora Deisy Lúcia, a expectativa é que o laboratório desenvolva um trabalho que contribuía por muitos anos para a sociedade, não só com informações sobre o ecossistema, mas também conscientização de preservação.

“Temos várias linhas de pesquisas, todas pensando na conservação e uso sustentável da flora. Nós pensamos em buscar alternativas para população, principalmente o pequeno produtor, cultivar uma espécie nativa, processar e gerar uma renda para sua família, mas conservando essa biodiversidade”, explica a professora.

Estudos estimam que existam mais de 1800 espécies de plantas no Pantanal, e por conta desta diversidade, surgiu a necessidade de criar o projeto. “Como seres humanos que ocupam esse planeta, temos que aprende a ocupar o ambiente de forma consciente, sem agredi-lo”, destaca Deisy.

Outro observação é que o Brasil possui muitos ecossistemas, como a caatinga, Amazônia, o Pantanal e outros. Os olhos do mundo todo observam essas diferenças e a forma com que o país cuida. “Somos um dos poucos países com diferentes biomas, mas todos de igual valor e importância social”, concluiu a professora.

Representantes do Sicredi, do corpo docente da UEMS e da sociedade estiveram presentes no evento de abertura do Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira. 


Kamila Alcântara e Rhobson Lima